quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Beringela e seus benefícios

Beringela e seus benefícios!


A sua designação em Latim é Solanum melongena. Arbusto originário da Índia, é muito utilizado por árabes e japoneses na sua dieta. Pertence à família das Solanáceas, sendo utilizado o fruto. A beringela contém vitaminas, minerais, alcalóides, vários fenóis e flavonóides com ação antioxidante e hepatoprotetora. É constituída por ácido caféico, ácido clorogénico, colina, trigonelina, antocianósidos, violamina e nasunina com ação cardioprotetora e tónica do miocárdio.

Os seus alcalóides têm uma ação redutora do colesterol elevado, da pressão arterial e da aterosclerose. É rica em proteínas, vitaminas A e C e minerais como fósforo, potássio, ferro e magnésio. Cada 100 g de beringela contêm apenas 24 calorias, o que a torna um alimento de eleição em regimes de emagrecimento. A beringela pode ser consumida como alimento, em xarope ou comprimidos.

O Centro de Investigação em Cardiologia da Universidade de Medicina de Connecticut, nos Estados Unidos da América, concluiu que as beringelas, têm uma ação cardioprotetora, aumentando a função do ventrículo esquerdo e reduzindo a tendência e a propensão para o enfarte do miocárdio.

A beringela apresenta portanto, as seguintes propriedades:
- Promove a redução dos níveis de colesterol;
- Favorece a circulação e pressão sanguínea;
- Favorece a eliminação dos líquidos em excesso;
- Aumenta a eliminação de gorduras e reduz o seu armazenamento no organismo, sendo por isso, muito utilizada na diminuição de peso;
- Indicada para indigestões e prisão de ventre devido às suas propriedades fibrosas, laxantes e nutritivas.


Fonte: Dietmed.

Para mais informações e dicas sobre saúde e bem-estar, goste da nossa página http://www.facebook.com/Shalom.Nature




segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Graviola ( Annona muricata)





Fruta aromática, com polpa branca, de sabor suave e levemente ácido, a graviola pode ser consumida naturalmente, sendo também muito usada para a fabricação de doces, gelados e geleias. Rica em vitamina A, C e do complexo B, também contém cálcio, ferro, magnésio, potássio e fósforo. Diurética, a graviola ainda é dotada de propriedades que evitam espasmos, disenterias e problemas de nevralgia.

Reforça o sistema imunológico, protegendo o organismo de doenças degenerativas e oportunistas. Contém a anonacina, o composto da graviola que tem propriedades anti-neoplásicas. Pesquisas feitas nos Estados Unidos da América revelam que a Graviola “in natura” é mais forte que uma sessão de quimioterapia e torna-se hoje um forte aliado no combate a essa enfermidade.

Cerca de 100 gramas de graviola fornecem em média 60 calorias, 25 mg de cálcio, 28 mg de fósforo e 26 mg de vitamina C.

Apresenta as seguintes propriedades:

- Coadjuvante em situações neoplásicas;
- Inibidora da cadeia respiratória do Complexo I (em células neoplásicas);
- Reforço do sistema imunitário;
- Vermífugo;
- Antiespasmódica.

No entanto, a graviola deve ser evitada por pessoas com tensão arterial baixa (pois tem propriedades hipotensoras) e quem tome medicação contra a hipertensão deve aconselhar-se com o médico, pois pode ser necessário ajustar a dose de medicação se tomar regularmente chá, sumo ou extracto de graviola. As grávidas também devem evitar consumir grandes doses de graviola, pois pode estimular contrações uterinas.

Fonte: Dietmed e Prevenir.

Para mais informações e dicas sobre saúde e bem-estar, goste da nossa página http://www.facebook.com/Shalom.Nature

Ervas medicinais na aromaterapia.




O homem sempre dependeu do valor nutricional do mundo das plantas. As plantas são utilizadas para curar ou prevenir doenças desde a existência da raça humana. Fique a conhecer melhor a finalidade destas plantas na foto. Da esquerda para a direita:

Camomila: Ajuda a relaxar, em casos de problemas respiratórios e em queimaduras.

Canela: Alivia espasmos musculares e útil na bronquite.

Mil-em-rama: Favorece a cicatrização.

Hortelã: Ajuda a relaxar e após as refeições, pode ser muito benéfico para quem sofre de dores no estômago.

Lavanda: Muito utilizada em casos de artrites, stress e melhora a circulação.

Hortelã-pimenta: Ajuda a aliviar os sintomas da gripe e alergias.

Valeriana: Tem propriedades calmantes.

Erva-príncipe: É usada no alivio de dores dos nervos, dores de cabeça e herpes labial.

Salgueiro-branco: Muito eficaz no alívio das dores em doenças reumáticas, dores de dentes e dores musculares.

Linhaça: Bom condutor de calor, actuando como laxante.

Alecrim: Promove a cicatrização e o processo de cura.

Labaça: Melhora a circulação sanguínea.


sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Cavalinha


A cavalinha tem origem pré-histórica e parece um bambu fino sem folhas. A sua designação em Latim é Equisetum arvense L. Planta herbácea vivaz, nativa da Europa, Norte de África, Sul da Ásia e América em solos argilo-silicosos, húmidos e sombrios.

É constituída maioritariamente por sais minerais (em particular os silícicos, potássicos e magnésicos), heterósidos de flavonóides, taninos, vitamina C, ácidos fenólicos, manitol e inositol. A sua composição química é formada por grande quantidade de silício e quantidades menores de cálcio, ferro, magnésio, sódio, taninos, entre outros.

Suas propriedades adstringentes e diuréticas, auxiliam nas infeções de rins e bexiga, estimulam a consolidação de fraturas ósseas, agem sobre as fibras elásticas das artérias, atuam em casos de inflamação e inchaço da próstata, aceleram o metabolismo cutâneo, estimulam a cicatrização e aumentam a elasticidade de peles secas.

É usada também como hidratante profundo, ajuda a evitar varizes e estrias, limpa a pele, fortalece as unhas, dá brilho aos cabelos, auxilia no tratamento da celulite e também da acne.

É uma planta aquarética, pois estimula a eliminação de água (aumentando a quantidade de urina) mas não de sais minerais. Pelo contrário, devido ao seu elevado conteúdo em sais minerais, atua como remineralizante, uma ação inversa aos fármacos diuréticos que os eliminam juntamente com a urina.

Apresenta portanto as seguintes propriedades:

- Remineralizante;
- Tonificante do tecido conjuntivo;
- Diurética;
- Adstringente do tracto urinário;
- Útil em casos de infecções urinárias e na prevenção da litíase;
- Participa na calcificação dos ossos;
- Estimula o metabolismo cutâneo;
- Fortalece unhas e cabelos;
- Externamente, em feridas e queimaduras.

Fonte: Dietmed.

Para mais informações e dicas sobre saúde e bem-estar, goste da nossa página http://www.facebook.com/Shalom.Nature

Alimentos afrodisíacos

O vinho relaxa, desinibe e estimula nossos sentidos. Esta bebida secular tem a sua presença quase que garantida nos jantares afrodisíacos. O consumo moderado de vinho aumenta os níveis de GABA, um neurotransmissor relaxante, ajudando a diminuir o stress e a ansiedade. Estar mais desligado dos problemas, ajuda-o a envolver-se mais intensamente com a outra pessoa.

O cacau é relaxante do sistema nervoso, antidepressivo, inibidor do apetite e regulador do sono. É ainda activador da função cerebral e afrodisíaco. Aumenta a circulação nos vasos sanguíneos, mantendo a sua estabilidade, o que conduz a uma redução no risco de doenças cardiovasculares e de insuficiência venosa. Além disso, é um excelente estimulante para o homens, e também contribui para o aumento dos níveis de serotonina, com vantagens para ambos os sexos.

A banana é rica em magnésio, um mineral necessário para a produção de energia e excelente para um bom desempenho sexual. Possui ainda um alcalóide, o triptofano, que actua sobre o equilíbrio dos neurotransmissores do cérebro, para melhorar o humor e aumentar a autoconfiança.

A amêndoa é fonte de magnésio e ácidos gordos essenciais que regulam as prostaglandinas, necessárias para a produção das hormonas sexuais. É também rica em cálcio, zinco, ácido fólico e vitaminas B2, B3 e E, o que a torna num alimento importante na prevenção da infertilidade e no fortalecimento da libido.

O espargo contém vitamina E, que estimula a produção de hormonas sexuais que contribuem para uma vida sexual saudável e um aumento da potência sexual. É rico em aminoácidos e minerais (potássio, fósforo e cálcio, principalmente), responsáveis pelas suas propriedades regeneradoras e nutritivas. Também se utiliza nas dismenorreias e problemas da menopausa, principalmente como refrescante no caso dos afrontamentos. E aumenta a fertilidade em ambos os sexos.

Fonte: Saber Viver e Prevenir.

Para mais informações e dicas sobre saúde e bem-estar, goste da nossa página http://www.facebook.com/Shalom.Nature

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Plantas Afrodisíacas

Reza a lenda que, em tempos antigos, quando um homem se apaixonava por uma mulher, raptava a eleita numa noite de lua cheia. Durante um mês, bebiam uma mistura afrodisíaca, adocicada com muito mel. Resultado: paixão eterna. O mel é fundamentalmente reconhecido como elemento energético, devido à sua composição em açúcares simples, facilmente absorvidos e transformados em energia pelo nosso organismo. A presença conjunta do cálcio, fósforo e magnésio fortalece a consistência óssea e favorece a tonificação muscular. O ferro em combinação com outros elementos, normaliza a composição sanguínea, enquanto que o potássio é responsável pela regularização do sistema vascular.

As pimentas vermelhas são consideradas alimentos termogénicos. Também conhecida como piri-piri ou pimenta-de-caiena, as refeições picantes com este alimento causam efeitos na sudorese como excitação, palpitação, aumento do ritmo cardíaco e aumenta a sensação de calor no corpo. As pimentas libertam também endorfinas e contém flavonóides com ação vasodilatadora.

O manjericão estimula o desejo sexual, aumenta a fertilidade, e gera uma sensação de bem estar nos nossos corpos e nas nossas mentes, graças aos seus flavonóides, tanecos e óleos essenciais. Com um aroma suave e delicioso, as suas folhas podem ser utilizadas em saladas, especialmente com tomate. Segundo cultos muito antigos, esta erva estava associada à paixão e à fertilidade, e ainda hoje em Portugal existe a tradição das raparigas solteiras porem um manjerico (que tem folhas mais pequenas) à janela no dia de Santo António.

A vitamina B6 contida no abacate é conhecida por permitir um aumento da produção de testosterona. O abacate também contém potássio, que auxilia na regulação da glândula tiróide na mulher. É muito rico em vitaminas A, C e E, com um grande poder antioxidante. O abacate tem um elevado conteúdo de gorduras boas, sobretudo ácido oleico, muito benéficas para o coração e para os vasos sanguíneos.

Está provado que o alho diminui os níveis de colesterol no sangue; evita e reduz a formação de placas de ateroma, que tendem a aumentar com a idade; e é um antiagregante plaquetário similar à aspirina. Para além disso, também potencia a produção de óxido nítrico, que ajuda a relaxar o tecido muscular nas paredes dos vasos sanguíneos do pénis, facilitando o fluxo sanguíneo e, por conseguinte, a erecção. Este efeito benéfico sobre a circulação sanguínea estende-se a todo o corpo, algo que não acontece com os medicamentos para o tratamento da disfunção eréctil.

Para mais informações e dicas sobre saúde e bem-estar, goste da nossa página http://www.facebook.com/Shalom.Nature

Stévia Planta (Stevia rebaudiana Bertoni)

A Stevia é uma planta oriunda da América Central e do Sul. Trata-se de um edulcorante de origem natural com 40 a 300 vezes o poder adoçante da sacarose, não sintético, ao contrário do ácido clicâmico, o aspartame ou a sacarina. As propriedades açucaradas provêm de glicosídeos de steviol, extraídos das folhas da planta (Stevia rebaudiana Bertoni).


Como alternativa ao açúcar, a stevia tem três grandes atributos. Não provoca cáries, muito baixo valor calórico e mais natural.

A Dose Diária Admissível (DDA) foi fixada pela Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos em 4 mg/kg de peso corporal.

Pode utilizada como edulcorante de mesa na forma líquida, em pó ou pastilhas. Seguir sempre as sugestões de utilização das embalagens. Não são conhecidas contraindicações.

Fonte: Saber Viver.

Para mais informações e dicas sobre saúde e bem-estar, goste da nossa página http://www.facebook.com/Shalom.Nature

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Sementes de chia


As sementes de Chia são um dos alimentos mais poderosos, funcionais e nutricionais do mundo, porque são uma excelente fonte de fibra, com antioxidantes e minerais, e a fonte vegetal conhecida mais rica em em ácidos gordos ómega 3.

As sementes de Chia possuem cinco vezes mais cálcio que o leite, duas vezes mais potássio que as bananas, três vezes mais antioxidantes que os mirtilos, três vezes mais ferro que o espinafre. São uma fonte de proteína completa, fornecendo todos os aminoácidos essenciais de que precisamos. São também mais ricas em fibras do que a aveia e contém mais ómega 3 que a linhaça.

Para mais informações e dicas sobre saúde e bem-estar, goste da nossa página http://www.facebook.com/Shalom.Nature

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Alimentos que ajudam na digestão


Certos alimentos são mais fáceis de digerir que outros. Quanto mais rica em gorduras for uma refeição, mais demorada será a sua digestão. As refeições ditas “pesadas” requerem uma maior produção de suco gástrico para a digestão, o que pode provocar ardor em pessoas mais sensíveis. Além disso, é frequente sentirmo-nos cheios, sonolentos e pouco activos, após este tipo de refeições.

 
 
 
 
 
Quanto melhor mastigarmos os alimentos, mais facilitada estará a digestão no estômago. Se pelo contrário, o estômago receber pedaços de alimentos demasiado grandes, este necessitará de produzir maior quantidade de ácido gástrico e de mais tempo para digerir os alimentos, antes de seguirem para o intestino.

Estes alimentos na foto abaixo, além de serem pobres em gordura, são muito ricos em antioxidantes, enzimas e fibras. Estes poupam-nos a sensação de barriga pesada e previnem a obstipação, ao activar o trânsito intestinal. No entanto, se tiver propensão para flatulência, prefira os frutos e legumes cozinhados, de forma a melhorar a tolerância do seu organismo às fibras desses alimentos.

Para mais informações e dicas sobre saúde e bem-estar, goste da nossa página http://www.facebook.com/Shalom.Nature


sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Panax Ginseng

O Ginseng é uma planta utilizada na medicina chinesa há milhares de anos para incrementar a longevidade e a qualidade de vida. O Panax ginseng é a espécie mais estudada e é um dos fitoterápicos mais utilizados em todo o mundo. Essa planta vem sendo utilizada há séculos na medicina chinesa e até mesmo pelos nativos norte-americanos.

A parte medicinal da planta é a sua raiz de crescimento lento, colhida após quatro a seis anos, quando seu teor global de ginsenosídeo, o ingrediente ativo principal do Ginseng, atinge o seu máximo. Existem treze ginsenosídeos ao todo. O Panax Ginseng também contém panaxanos, substâncias que podem reduzir os níveis de açúcar no sangue (glicose) e polissacarídeos, moléculas complexas de açúcar que fortalecem o sistema imunológico.

As raízes da planta são conhecidas e utilizadas há mais de 5000 anos no Oriente. Referenciada pela primeira vez na Dinastia Han, a planta iria ser conhecida mais tarde como Jen Sheng, a raiz celestial, ou Ginseng, que significa literalmente erva-humana pela sua forma semelhante à de uma figura humana.

A raiz de Panax Ginseng apresenta as seguintes propriedades:

- Aumenta a capacidade de resistência às doenças e ao stress por ação sobre o eixo hipotálamo - hipófise - córtex supra-renal (actividade adaptogénica);
- Exerce uma influência normalizadora do corpo, tendo um efeito tonificante generalizado;
- Aumenta a longevidade e o crescimento das células normais;
- Ação anti-viral e antiagregante plaquetário;
- Tónico cardíaco;
- Aumenta a resistência não específica do organismo, actuando positivamente contra os efeitos e factores externos negativos;
- É conhecido como um agente anti-stress e como um estimulante do Sistema Imunitário;
- Aumenta as performances físicas e intelectuais;
- Útil em indivíduos com um ritmo de vida acelerado, convalescentes, no cansaço geral e na impotência sexual.

Contra-indicações e precauções: Não aconselhado em pessoas que tenham problemas de tensão alta ou problemas cardíacos. Não utilizar na gravidez e aleitamento. Pode provocar insónias.

Fonte: Ortis.


Para mais informações sobre saúde, faça um "like" em nosso Facebook: Ervanária Shalom Nature

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Receita de Biscoitos de Canela. A sua saúde vai agradecer... e muito!

Ingredientes:
- Manteiga de soja: 100 g
- Frutose (açúcar de frutos): 100 g
- Canela: 1 Colher de chá
- Farinha integral: 200 g
- Frutose (para polvilhar): q.b.
- Farinha integral (para polvilhar): q.b.
- Manteiga de soja (para untar): q.b.

Preparação:
Numa tijela, junta-se a manteiga de soja, a frutose, a canela e a farinha integral. Envolve-se tudo sem amassar muito.
Estende-se a massa com o rolo, até ficar com uma espessura de aproximadamente 5 mm. Polvilha-se a massa com farinha para não pegar. Polvilha-se com frutose e com o corta-bolachas, recorta-se a forma dos biscoitos ou faça bolinhas e achate-as.
Coloca-se cuidadosamente num tabuleiro previamente untado com manteiga de soja e leva-se a cozer aproximadamente 10 minutos. O forno deve estar a 190º.C. Quando cozidas, retira-se as bolachas do forno, descolando-as de imediato.

A Canela ajuda a estabilizar o nível de açúcar no sangue, a canela é um excelente e poderoso antioxidante, pelo que podemos aproveitar as suas propriedades e consumi-la no dia a dia, basta uma quantidade de cerca de meia colher de café, para que se consiga a dose que nos ajude a controlar o nível de açúcar no sangue, dando-nos também uma excelente ajuda no combate dos radicais livres, que são como hoje se sabe os precursores de tantos problemas de saúde nomeadamente dos de cariz inflamatório e das doenças chamadas da velhice como artrites, reumático e outras.

Para mais informações e dicas sobre saúde e bem-estar, goste da nossa página http://www.facebook.com/Shalom.Nature

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Chá Verde e suas propriedades:

 A oncologia é o campo de eleição para a actividade terapêutica do chá verde. Mais de 600 estudos científicos confirmam as suas propriedades antitumorais ao nível do cancro do cólon, pâncreas, esófago, pulmões, mama e próstata.

Para além disso, também apresenta benefícios a nível cardiovascular: reduz o risco de aterosclerose, enfarte do miocárdio e outras doenças cardiovasculares como a hipercolesterolemia.

É um estimulante do sistema nervoso, essencialmente devido ao seu conteúdo de teína (2 a 3,5%). E é útil no tratamento da obesidade por aumentar a termogénese.

A sua designação em Latim é Camellia Sinensis. Arbusto considerado originário das florestas quentes e chuvosas da Birmânia ao Vietname e da China Meridional. É cultivado principalmente na Índia, Sri Lanka e China, mas por cá, é cultivado também no arquipélago dos Açores, mais propriamente na ilha de São Miguel, sendo cultivado e comercializado o chá verde de tipo "Hysson" da Gorreana.

O tratamento dado às folhas justifica a existência de diferentes chás com origem na mesma planta (vermelho, preto e branco). No caso do chá verde, as folhas são sujeitas a um tratamento mais brando (secas sem fermentação sofrendo pouca oxidação durante o processamento), razão pela qual mantém a sua cor original. Pertence à família das Teáceas, sendo utilizadas as folhas. É constituída por metilxantinas (principalmente cafeína, também denominada de teína), polifenóis, flavonóides, proteínas, galhato de epicatecol, taninos, glúcidos, vitaminas B1, B2 e C, sais minerais e óleo essencial.

A preparação do chá verde difere um pouco dos chás tradicionais. A água não deve estar fervendo, pois as folhas acabam sendo cozidas e proporcionando um gosto amargo à bebida, além de perder as suas propriedades. O tempo de infusão não deve ser maior que 3 minutos.

O chá verde apresenta as seguintes propriedades:

- Estimula a lipólise (queima de gorduras);
- Estimula a termogénese (produção de calor);
- Diurético;
- Acção estimulante sobre o sistema nervoso central;
- Anti-asténico;
- Antioxidante;
- Estimulante físico e mental.

Fonte: Dietmed.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Benefícios das sementes de sésamo, girassol e abóbora:


 
 
+ Reduzem o risco de doença;

+ Ajudam a formar células saudáveis;

+ Protegem contra o risco de cancro;

+ São benéficas para a próstata;

+ Promovem a cicatrização e o crescimento;

+ Fortalecem os sistemas nervoso e imunitário;

+ Eliminam toxinas do aparelho digestivo;

+ Previnem a prisão de ventre.
 
 
As sementes de sésamo, girassol e abóbora são valiosas fontes de proteínas e ácidos gordos essenciais. 
 
As sementes de linho e de psílio são também boas para a saúde, nomeadamente para o bom funcionamento dos intestinos.

Ácidos gordos essenciais:
As sementes de sésamo, abóbora e girassol são ricas em ácidos gordos ómega-3, sendo as de sésamo e girassol boas fontes dos ácidos gordos ómega-6. Vitais para a saúde, estes dois tipos de ácidos gordos têm que ser fornecidos pela alimentação, pois o organismo não os produz. São necessários à regeneração das células e protegem contra a formação de coágulos e risco de doenças cardíacas. Estes ácidos gordos também alimentam a pele, aliviam os sintomas da artrite reumatóide e ajudam a evitar algumas formas de cancro.

Depurar e fortalecer:
As sementes são muito ricas em vitaminas e minerais. As de girassol contêm as vitaminas A, B, D, E e K e ainda cálcio, ferro e zinco. Em conjunto com os ácidos gordos essenciais, a vitamina E reforça a proteção contra o risco de ataque cardíaco, angina de peito e doenças das coronárias. Julga-se que as sementes de girassol são também benéficas para a visão e reduzem o risco de cataratas. Eliminam as toxinas do organismo e libertam-no dos metais pesados.

As sementes/pevides de abóbora contêm vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, magnésio e zinco. O seu teor de zinco estimula a cicatrização. Tradicionalmente, estas sementes estão associadas ao bom funcionamento da próstata e à prevenção e redução dos cálculos da bexiga.

As sementes de sésamo são ricas em vitamina E, ácido fólico, cálcio, selénio, ferro, magnésio e zinco. O zinco favorece a cicatrização, o crescimento e o desenvolvimento. A combinação do zinco e do elevado teor de selénio torna estas sementes bons antioxidantes e agentes depuradores. Crê-se também que fortalecem o coração e os sistemas nervoso e imunitário.

Limpeza total:
Tanto as sementes de psílio como as de linho são bons agentes de limpeza dos intestinos. São ambas ligeiramente laxantes, previnem a prisão de ventre e a dilatação do estômago e limpam os intestinos, não sendo, no entanto, agressivas para a flora intestinal. As sementes de linho pode reduzir alguns sintomas da menopausa, como os afrontamentos, bem como o risco de cancro da mama.

Benefícios:
+ Reduzem o risco de doença
+ Ajudam a formar células saudáveis
+ Protegem contra o risco de cancro
+ São benéficas para a próstata
+ Promovem a cicatrização e o crescimento
+ Fortalecem os sistemas nervoso e imunitário
+ Eliminam toxinas do aparelho digestivo
+ Previnem a prisão de ventre

Fonte: Selecções reader´s digest.
 
Descubra mais benefícios para sua saúde, visite-nos em: 
 www.facebook.com/shalom.nature

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

5 especiarias que combatem o cancro:

Alho: O princípio activo mais importante do alho é a alicina que intervém simultaneamente a nível imuno, onco e microbiológico. Tem uma acção anti-cancerígena devido ao aumento da actividade de enzimas envolvidas no processo de antioxidação (catalase, SOD, glutatião), à estimulação do sistema imunitário (leucócitos e citocinas) e inibição da formação de compostos cancerígenos formados durante a digestão (nitrosaminas).

Gengibre: Útil no controlo da inflamação, mostra-se agora igualmente eficaz no combate ao cancro do intestino e ovários. Previne as náuseas em doentes submetidos a quimioterapia e é benéfico no combate ao cancro da pele. A propósito do seu efeito contra o cancro, num estudo publicado em 2010 no Agricultural and Food Chemistry, provou-se em laboratório, que extracto de gengibre teve acção contra células cancerígenas do pulmão e do cólon. Pensa-se que esta acção está relacionada com o seu efeito anti-inflamatório.

Canela: A canela estimula o sistema gastrointestinal, circulatório e respiratório, tendo acção revigorante sobre o organismo. Sempre foi utilizada para combater vários problemas gastro-intestinais como flatulência, perda de apetite, diarreia, parasitas e espasmos intestinais. O óleo essencial possui uma forte actividade antibacteriana e antifúngica, especialmente nos aparelhos digestivo e urinário.

Açafrão da Índia (Curcuma): A curcumina, propriedade presente no açafrão da Índia, provou ter uma influência significativa no aumento dos níveis de uma proteína responsável pelo reforço do sistema imunitário: a CAMP (cathelicidin antimicrobrial peptide), reforçando o sistema imunitário e ajudando a prevenir infecções.

Pimenta-de-caiena: A revisão de vários estudos científicos confirmou que a pimenta-de-caiena, tem eficácia superior ao placebo e equivalente a vários fármacos na redução da dor (in Spine, Janeiro 2007). Dezenas de estudos realizados nos últimos anos apontam para um efeito benéfico em vários tipos de cancro, nomeadamente da próstata, cólon, pele, mama e ossos.
Num estudo de 2002, os participantes ingeriram 5 cápsulas diárias de pimenta-de-caiena 15 minutos antes das refeições, obtendo uma redução da dor epigástrica, enfartamento e naúseas superior à observada no placebo.

sábado, 2 de fevereiro de 2013

As pipocas são ricas em polifenóis, substância que combate o envelhecimento.

Este petisco só se torna saudável se for feito com pouco óleo, sal e manteiga.

Para mais informações e dicas sobre saúde e bem-estar, goste da nossa páginahttp://www.facebook.com/Shalom.Nature


Gengibre e seus benefícios!

Como planta medicinal o gengibre é uma das mais antigas e populares do mundo. É um aliado contra náuseas, constipações e úlceras gastro-duodenais. O gengibre é rico em óleo essencial (canfeno, felandreno, zingibereno e zingerona), fenóis, lecitinas, aminoácidos, sendo que os seus efeitos terapêuticos derivam principalmente da sinergia entre os seus constituintes fitoquímicos.

Trata-se de uma planta medicinal utilizada para o tratamento e prevenção de náuseas, tonturas e vómitos. Utiliza-se com grande eficácia nos enjoos por movimento (nas viagens de carro ou barco), das grávidas ou causados pela quimioterapia. No pós-operatório, é usada para evitar náuseas e enjoos, assim como na osteoartrite como anti-inflamatório. Também diminui a agregação plaquetária e a síntese de colesterol. É ainda um bom aliado no tratamento de úlceras gastro-duodenais.

Popularmente, o chá de gengibre, feito com pedaços do rizoma fresco fervido em água, é usado no tratamento contra gripes, constipações, tosse e até ressaca. Banhos e compressas quentes de gengibre são indicados para aliviar os sintomas de gota, artrite, dores de cabeça e na coluna, além de diminuir a congestão nasal e cólicas.

Utilizam-se os seus rizomas frescos ou em pó. Tomar durante as refeições, 2 a 4 g por dia. É seguro durante a gravidez em doses até 1 g diário.

Para prevenir enjoos, deve ingerir 30 minutos antes da viagem, com doses repetidas de quatro em quatro horas se necessário.


Fonte: Prevenir.

Para mais informações e dicas sobre saúde e bem-estar, goste da nossa páginahttp://www.facebook.com/Shalom.Nature

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Beringela - Receita saudável!


Beringelas recheadas com molho de tomate.
Uma receita antioxidante para que a luta contra o envelhecimento das suas células seja uma delícia.

 
 
 
 
Apenas vai precisar de reunir alguns ingredientes e seguir, passo a passo, as indicações da preparação.

Ingredientes:
3 beringelas
4 tomates
100 g de cenoura
50 g de pimento vermelho
100 g de cebola
4 dentes de alho
40 g queijo fresco baixo em calorias
3 colheres de azeite
1 folha de louro
salsa picada
sal

Preparação:
1. Lave as beringelas, retire a pele com uma faca e coloque duas a assar no forno durante uma hora.
2. Pique a cebola e o alho e refogue metade numa frigideira. Acrescente o pimento muito picado e a restante beringela cortada em cubos. Tempere com sal, deixe refogar durante mais cinco minutos e polvilhe com a salsa.
3. Corte ao meio, no sentido longitudinal, as beringelas assadas e recheie com o preparado anterior. Corte o queijo em rodelas e distribua-o sobre as beringelas.
4. Na mesma frigideira, doure a cebola e o alho restantes, acrescente as cenouras picadas finas, os tomates sem pele e cortados aos cubos e o louro. Deixe cozinhar até que os legumes estejam tenros, retire o louro e triture o restante. Cubra as beringelas com o molho de tomate.

Fonte: Prevenir.

Para mais informações e dicas sobre saúde e bem-estar, goste da nossa página http://www.facebook.com/Shalom.Nature