sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Quem sabe que fruto é este do qual se faz um fantástico digestivo típico algarvio?

Medronheiro

Os seus frutos têm um forte poder anti-bacteriano mas não deve exagerar no seu consumo. Saiba porquê

Medronho

Já era conhecido e comido na Grécia Antiga, mas foi ignorado pelos Romanos e o seu valor alimentar e medicinal só mais tarde foi reconhecido.

O nome, unedo, quer dizer que só se deve comer um.





Composição:
contém vitamina C, 10-20% de açúcares

Usos:
Os frutos são comestíveis mas um pouco indigestos, pois contêm muitos taninos. Se estão muito maduros podem dar origem a ligeiras intoxicações alcoólicas. São utilizados para a aguardente, licores, vinagres, bolachas e compotas.

Medicinal:
Tem um forte poder anti-bacteriano e é utilizado na arteriosclerose, diarreia, doenças do fígado, rins e aparelho urinário. O mel tem propriedades balsâmicas.

Quando colher:
O fruto pode colher-se entre Setembro e Dezembro, quando a cor fica vermelha.

Produção:
10-20Kg/ano por árvore

Condições de armazenamento:
não é comum armazenar este fruto.


Descrição:
Árvore de pequeno porte (4-10 m) com folhas simples e persistentes. O fruto é esférico (2 cm de diâmetro), carnudo, com textura rugosa e cor vermelha quando maduro, pesando cerca de 5 gramas. A frutificação aparece aos 8-10 anos de vida.

Polinização/fecundação:
 As flores aparecem desde Outubro a Janeiro, são brancas e hermafroditas e polinizadas pelas abelhas. Na mesma planta e ao mesmo tempo, podem encontrar-se frutos já maduros e flores, isto porque o fruto demora um ano a amadurecer.

Ciclo biológico:
Esta árvore pode chegar aos 200 anos de vida, mas é mais produtiva entre os 15 a 25 anos.
Fonte:  http://mulher.sapo.pt/beleza-e-bem-estar/saude/artigo/medronheiro

SEMENTES DE CÂNHAMO - VOCÊ CONHECE TODAS AS SUAS RICAS PROPRIEDADES?

Benefícios do cânhamo na alimentação 


Na China, no cinema, ainda se podem comprar sementes de cânhamo tostadas, da mesma forma que no Ocidente se encontram pipocas...

As sementes de cânhamo foram consumidas pela humanidade (e pelos animais) durante séculos. Populações inteiras, sobretudo na China, sobreviveram em épocas de fome devido a estas sementes.

As sementes de cânhamo têm uma proporção de omega 3 e 6 ideal para a saúde humana. São igualmente ricas em minerais e em aminoácidos essenciais, o que as torna numa fonte completa de proteínas. Pela sua riqueza nutricional podem mesmo ser consideradas um super alimento da natureza.
O consumo do óleo e das sementes de cânhamo é ideal para pessoas com baixo nível de ácidos gordos essenciais, e também para atletas e crianças. É ainda particularmente valioso à população vegetariana e vegana, que encontra no cânhamo uma fonte completa de proteínas.
As sementes de cânhamo inteiras (com casca) são óptimas para fazer leite de sementes de cânhamo, para germinados ou moídas para usar em receitas com farinha. Por sua vez, as sementes descascadas são ideais para povilhar massas, saladas, arroz, para enfeitar sobremesas ou para comer simples.
O óleo de cânhamo tem um sabor suave e é ideal para temperar saladas. Devido ao seu elevado índice em ácidos gordos essenciais, não deve ser aquecido porque o calor destruirá os ácidos gordos. No entanto, pode ser adicionado a todos os alimentos retirados do calor, para melhorar o seu sabor e índice nutritivo.
Uma das maneiras mais simples de consumir cânhamo é em batidos. Basta misturar, num liquidificador, sementes de cânhamo orgânicas (inteiras ou descascadas) com fruta e um pouco de sumo.
Uma outra forma de aproveitar toda a riqueza nutricional do cânhamo é confeccionar leite das suas sementes.
A receita é simples:
  • coloque as sementes de molho durante 24 horas com algumas amêndoas orgânicas.
  • escorra, passe por água e misture num liquidificadora com um pouco de água.
  • coe com um pano ou um passador e está pronto a consumir.
Pode ser conservado durante 48h no frigorífico. Existem também já máquinas que permitem confeccionar o leite de cânhamo (assim como de outras sementes e frutos secos) de forma mais rápida (cerca de 2 minutos) e prática.
De forma a aproveitar a riqueza nutricional do cânhamo, no mercado começam a aparecer alimentos confeccionados a partir das suas sementes. Uma das novidades são barras energéticas à base de sementes de cânhamo e frutos. São pois uma excelente fonte de proteínas (cerca de 12g/100g) e um alimento bastante energético (396kcal/100g).
Ácidos gordos essenciais:

Os ácidos gordos essenciais são considerados necessários para a saúde humana e devem obter-se nos alimentos pois o nosso corpo não os consegue produzir sozinho. Estas gorduras são também conhecidas como ómega 3 (ácido alfa linoleico) e ómega 6 (ácido linoleico) e estão disponíveis em sementes (de abóbora sésamo, linhaça, cânhamo, girassol), frutos secos (nozes, amêndoas) e no óleo dos peixes gordos.
Embora seja comum promover-se o peixe como uma boa fonte de ácidos gordos essenciais, devido à contaminação das águas, o peixe é cada vez menos saudável e apresenta muitas vezes elevados índices de mercúrio.
Fontes preferíveis são, sem dúvida, as sementes (ou o seu óleo, como por exemplo, o de girassol ou de soja) e os frutos secos.
Além disso um bom equilíbrio entre a quantidade de ómega 3 e de ómega 6 é muito importante, pois demasiado ómega 6 pode ter efeitos prejudiciais. As sementes de cânhamo neste aspecto são a melhor alternativa, pois têm a proporção ideal.
Os ácidos gordos beneficiam o corpo em muitos aspectos, mas dois deles são evidentes: as células e o cérebro. Os ácidos gordos protegem as membranas celulares e mantêm o fluído celular – importante para manter a pele saudável e na cicatrização de feridas. Também o nosso cérebro é constituído por 60% de gordura, sendo que mais de 1/3 são ácidos gordos.
Consequentemente a qualidade das gorduras é importante para uma função apropriada do cérebro. A falta destas gorduras foi já associada a dificuldades de aprendizagem e a problemas de comportamento em crianças.
Vários estudos têm comprovado que evitar as gorduras saturadas (provenientes da carne, lacticínios, óleo de palma e óleo de coco) e hidrogenadas (incluídas em margarinas, manteigas, biscoitos, bolachas, bolos e comida pré-confeccionada) e preferir gorduras ricas em ómega 3 e 6 diminui a incidência de doenças cardiovasculares e o nível de colesterol.
Texto de: Cristina Rodrigues | www.centrovegetariano.org

publicidade:




quarta-feira, 28 de agosto de 2013

CATUABA E SUAS PROPRIEDADES

Catuaba e suas propriedades

O que é:

A Catuaba é uma planta medicinal cientificamente chamada de Anemopaegma mirandum. A catuaba é um afrodisíaco tendo aumentando o tempo de ereção masculina e a sensibilidade dos órgãos genitais femininos.

Propriedades da Catuaba

Vasodilatador; tônico; imunoestimulante; afrodisíaco; estimulante; bactericida; antioxidante; diurético; estimulante do sistema nervoso; expectorante; ansiolítico; vasodilatador.

Para que serve a Catuaba

Fraqueza; frigidez; raciocínio; bronquite crônica; convalescença de doença grave; neurastenia; concentração; paralisia parcial; esgotamento; hipocondria; impotência sexual; insônia nervosa; afecção do sistema nervoso; falta de memória; depressão; fadiga.

Modo de uso da Catuaba

  • Pó da catuaba: 0,5 g de catuaba, 3 vezes ao dia. Esse modo de uso é eficaz para doenças do sistema nervoso, uma vez que age como afrodisíaco e tonificante do sistema nervoso. 
  • Chá de catuaba: Coloque para ferver ½ litro de água e adicione 3 pedaços da casca de catuaba. Após 3 minutos, desligue o fogo e deixe em infusão antes de coar. Depois de coado o chá está pronto para ser bebido. 

Contraindicações da Catuaba

Glaucoma; pré-excitação ventricular; hipersensibilidade; mulheres grávidas; recém-nascidos; crianças pequenas.

Fonte: www.tuasaude.com

terça-feira, 27 de agosto de 2013

ESPINHEIRA-SANTA - Maytenus ilicifolia





ESPINHEIRA-SANTA - Maytenus ilicifolia

 A Espinheira Santa é conhecida também por outras nomenclaturas, e pode ser encontrada com os seguintes nomes populares: Espinheira Divina, Salva-Vidas, Coromilho do Campo, Sombra de Touro, Cancorosa de Sete Espinhos, Limãozinho, Erva Cancerosa, Cancerosa, Cancorosa, Maiteno, Cangorça, Cancrosa, Marteno, Pau-José e Espinho de Deus.






A Espinheira Santa possui esse nome devido à aparência de suas folhas (apresentam espinhos nas suas bordas) e por ser amplamente usada na medicina popular, onde é conhecido empiricamente as suas propriedades tratamento e de cura para várias doenças é considerado um santo remédio pelos populares das regiões onde normalmente é plantada e conhecida.



Na medicina popular, a Espinheira Santa é usada através do chá (de suas folhas, cascas e raízes), utilizadas para o combate de vários males, principalmente os estomacais e no aparelho digestivo como um todo.



As Indicações da espinheira-santa

A Espinheira Santa tem cientificamente comprovada a sua eficácia e as suas propriedades medicinais são utilizadas para combater as doenças gastrointestinais (como a gastrite, a úlcera, gases, azia, queimação no estômago, dispepsia e as próprias dores no estômago). A Espinheira Santa é eficaz contra a Helicobacter Pylori (bactéria que infecta a mucosa do estômago e causa inúmeras doenças gastrointestinais).

A Espinheira Santa é utilizada em forma de infusão, tinturas ou cápsulas, mas como qualquer outro medicamento, é importante e correto, consultar um médico para que possa ser realizado um diagnostico sobre o que está ocorrendo e assim realizar a ingestão do medicamento de Espinheira Santa de forma correta.

É importante lembrar, que hoje em dia, a Espinheira-Santa é manipulada pela indústria farmacêutica e está sendo usada para a produção de vários medicamentos. Pois, ela é uma excelente planta para ser cultivada com fins econômicos (extração de folha e sementes).
Comprar espinheira-santa


segunda-feira, 26 de agosto de 2013

RETENÇÃO DE LÍQUIDOS - Drenagem natural com alimentos diuréticos



A queixa de estar inchada ou retendo líquido é muito comum no consultório. Muitas dietas e programas alimentares esbarram neste inchaço incomodo e persistente, que tem como conseqüência indesejada o aumento de peso.

Porque inchamos?


A retenção hídrica depende de vários fatores, dentre eles alterações hormonais, uso de alguns medicamentos, consumo de alimentos ricos em sódio (tais como salgadinhos, conservas, azeitonas, bacon, presunto, salsichas, batatas fritas, pipoca salgada, molho de soja, enlatados, mostarda, amendoim, sopas prontas, catchup, purê de tomate), ingestão reduzida de água e de alimentos ricos em água.

Atenção

A cerveja tem ação diurética inicialmente. Quando se toma alguns copos, a ida a casa de banho é inevitável – isto ocorre porque ela é basicamente feita de água. Mas a cerveja também contem muito sódio, o inimigo número um de quem tem tendencia a reter líquidos, e no dia seguinte o inchaço aparece.

Inchei de repente – o que aconteceu?

Às vêzes fazemos tudo errado. Se, no período da TPM quando os hormônios se combinam de uma forma que predispõe à retenção de líquidos, fizermos uma alimentação descuidada, rica em alimentos ricos em sódio, ou se resolvermos tomar aquela cerveja no final do dia para relaxar da tensão típica do período, ou ainda, se esquecermos de tomar pelo menos 8 copos de água por dia, o resultado pode ser desastroso, com um inchaço imenso.

O que comer? O que beber? (Alimentos Diuréticos)

Frutas, legumes e verduras são naturalmente ricos em água, o que facilita o trabalho dos rins, que eliminam com mais eficiência os líquidos retidos. Outro detalhe importante é que hortaliças e frutas são ricas em dois sais minerais, o magnésio e o potássio, que ajudam a neutralizar a retenção hídrica causada pelo sódio.

Chás, água de coco, sucos mesclando frutas e verduras – estas são as bebidas que não podem faltar para quem quer se livrar do inchaço.

Hortaliças

Aipo, salsa, chuchu, agrião, pepino, repolho, tomate, berinjela, cenoura, folhas de beterraba, aspargos, alcachofra, alface, broto de feijão.

Frutas

Melancia, melão, abacaxi, pêra, morango, maçã, maracujá.

Bebidas

Água de coco, sumo de limão (altamente benéfico para o sistema renal), chás (salsa, hortelã, cidreira, cavalinha, cabelo de milho, erva-doce, abacateiro, quebra-pedra), água aromatizada.

Bons hábitos

- Diminua o sal da alimentação porque ele promove maior retenção de líquido, principalmente nas refeições do fim do dia, após as 18 horas.

- Prefira o sal marinho em vez do sal refinado. Uma boa dica é comprar sal grosso e moer no liquidificador junto com.alguma erva desidratada, tipo salsa, alecrim, tomilho ou orégano.

- Abuse de líquidos ao longo do dia, alternando entre sucos de limão e melancia, água de coco e chás diversos.

- Para reduzir o sal e conservar o sabor dos pratos, tempere com ervas frescas ou secas, tais como manjericão, orégano, alecrim, salsa, louro, alho, cebola, cebolinha, alho-poró, coentro, noz-moscada, açafrão, pimentas vermelhas e do reino, canela, gengibre, e o que mais a sua imaginação permitir.

- Fuja dos alimentos industrializados, sempre ricos em sódio. Quanto mais natural a dieta, e quanto maior o consumo de frutas e hortaliças, melhor será a capacidade de drenagem do corpo. Além de tomar sucos e chás, procure comer sempre uma generosa porção de salada crua e legumes pouco cozidos. Sopas de legumes também são bemvindas.

Atenção

Certos compostos de sódio são encontrados em produtos diversos e insuspeitos:

- bicarbonato de sódio e fosfato de sódio no fermento em pó.

- glutamato monossódico (realçador de sabor) onipresente em sopas industrializadas, biscoitos, molhos, massa de tomate.

- alginato de sódio (espessante) em sorvetes e achocolatados.

- benzoato de sódio (conservante) em frutas desidratadas como passa, damasco, figo.

FONTE:http://www.buscasaude.com.br/ortomolecular/alimentos-diureticos/



PUBLICIDADE:
-SUGESTÃO:
DRENALIGHT 5 AÇÕES
Fique light com Drenalight


- Drenador
- Depurativo
- Saciante
- Queimador
- Ventre Liso
 


COMPOSIÇÃO
L-Carnitina 7,5 g, Hidrolatos obtidos das partes secas de: Chá Verde 15 g, Cavalinha 11 g, Cola 8 g, Guaraná 7 g, Pilosela 7 g, Rainha dos Prados 7 g, Amieiro Negro 7 g, Erva-Cidreira 7 g, Funcho 7 g, Limão 7 g, Taraxaco 7 g, Alcachofra 7 g, Aloé Vera 7 g, Fibras 6 g e excipiente q.b.p. 600 ml

MODO DE USAR
1 medida (20 ml) dissolvida num litro e meio de água que se vai bebendo durante o dia. Se necessário, poderá dissolver até 40 ml.

UTILIZAÇÃO EM CASO DE GRAVIDEZ E LACTAÇÃO
Não deve ser utilizado durante o aleitamento e a gravidez.

CONTRA INDICAÇÕES
Não tomar em caso de úlcera gástrica, asma ou alergia aos salicilatos.

INTERACÇÕES MEDICAMENTOSAS E OUTRAS
Não deve ser associado a outros diuréticos ou estimulantes.

APRESENTAÇÃO
Frasco de 600 ml
 



segunda-feira, 19 de agosto de 2013

CHÁ VERDE E SUAS PROPRIERADES

 

A sua designação em Latim é Camellia Sinensis L. O tratamento dado às folhas justifica a existência de diferentes chás com origem na mesma planta (vermelho, preto e branco). 
No caso do chá verde, as folhas são sujeitas a um tratamento mais brando (secas sem fermentação), razão pela qual mantém a sua cor original. Pertence à família das Teáceas, sendo utilizadas as folhas.

É constituída por metilxantinas (principalmente cafeína, também denominada de teína), polifenóis, flavonóides, proteínas, galhato de epicatecol, taninos, glúcidos, vitaminas B1, B2 e C, sais minerais e óleo essencial.

Apresenta as seguintes propriedades indicadas na foto:

Fonte: Dietmed.

Para mais informações e dicas sobre saúde e bem-estar, consulte o nosso site em www.shalomnature.com 

Publicidade:
- Sugestão:
CHÁ VERDE 500 MG


MODO DE USAR
2 cápsulas depois do pequeno-almoço, 1 cápsula depois do almoço. Não deverá exceder a posologia recomendada.

APRESENTAÇÃO
Frasco com 90 cápsulas.

PREÇO: € 12,70
 
 

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DA LECITINA DE SOJA



Lecitina de soja

 

O que é:

A lecitina de soja é um produto fitoterápico derivado da soja que serve para emagrecer, controlar o colesterol, os sintomas da menopausa e favorece o bom funcionamento do sistema nervoso. Ela é isenta de efeitos colaterais e traz inúmeros benefícios para a saúde.

Efeitos colaterais da lecitina de soja

A lecitina de soja não possui efeitos colaterais, se consumida corretamente. Mas, indivíduos alérgicos à soja podem sofrer com cólicas e sangue nas fezes.

Benefícios da lecitina de soja

Os benefícios da lecitina de soja são:
  • Regular a produção hormonal
  • Regularizar a menstruação
  • Diminui os efeitos da menopausa
  • Combater a dor de cabeça; dor reumática
  • Insônia; controlar o LDL no sangue
  • Auxiliar no tratamento do câncer
  • Combater febre, estados gripais

Contraindicações da lecitina de soja

A lecitina de soja está contraindicada durante a terapia de reposição hormonal, durante a gravidez e para indivíduos alérgicos à soja.

Como tomar lecitina de soja

Recomenda-se tomar  2 cápsulas de lecitina de soja 3 vezes ao dia, num total de 6 cápsulas diárias, ou 3g de lecitina de soja granulada por dia.

Propriedades da lecitina de soja

A lecitina de soja possui propriedades adstringentes, calmantes, anti-reumática, emoliente, fungicida, laxante, tônica; hipocolesterolêmica, emulsificante e nutritiva. Sendo muito importante para o bom funcionamento do organismo, mas só deve ser utilizada mediante orientação médica.

Para que serve a lecitina de soja

A lecitina de soja é indicada para:
  • Aumentar o metabolismo
  • Aliviar os sintomas da menopausa
  • Controlar o colesterol
  • Emagrecer
  • Melhorar o funcionamento do sistema nervoso
  • Regularizar a função hormonal
  •  

Publicidade:
Sugestão:

 

 

 

Lecitina de Soja (1360mg)

A lecitina é constituída por subdtâncias como o ácido fosfórico, colina, ácidos gordos, glicerol, glicolípidos, triglicéridos e fosfatídeos (fosfatidilcolina, fosfatidiletanoamina e fosfatidilinositol). Solgar Lecitina de Soja é obtida através do óleo extraído das sementes de soja e não é submetida a processos de branqueamento. Constitui uma fonte natural de fosfatídeos, obtidos de grãos de soja de elevada qualidade. É isenta de de levedura, trigo, glúten e produtos lácteos e são formuladas sem o uso de conservantes, aromatizantes nem corantes artificiais.

Ingredientes

Toma diária: 1 Cápsula

A toma diária fornece

Lecitina de soja (não branqueada) (fornecendo 18mg de colina, 16mg de inositol e 24mg de fósforo)
Invólucro da cápsula mole (gelatina, glicerina vegetal)
A Lecitina da Solgar constitui uma fonte natural de fosfatídeos, obtidos de grãos de soja de elevada qualidade.

ISENTO DE: Açúcar, sal, amido, milho, levedura, trigo e produtos lácteos. Formulado sem o uso de conservantes, corantes ou aromatizantes artificiais.

MODO DE TOMAR: 
 Como suplemento alimentar para adultos, tomar 1 a 6 cápsulas por dia, de preferência às refeições, ou segundo prescrição médica ou do seu técnico de saúde. Não exceder a toma diária recomendada.

Se estiver grávida, a amamentar, a tomar alguma especialidade farmacêutica ou se sofre de alguma doença, consulte o seu médico ou técnico de saúde antes de tomar este suplemento. 
Os suplementos alimentares não devem ser utilizados como substitutos de um regime alimentar variado e de um estilo de vida saudável. 
Manter fora do alcance das crianças.








terça-feira, 6 de agosto de 2013

VOCÊ CONHECE O MEL DE MANUCA ?


Mel de Manuka

O mel mais poderoso do planeta


Os benefícios do mel são conhecidos há mais de quatro mil anos. Desde então o mel tem sido utilizado tanto na alimentação quanto na cura de doenças. Para os egípcios, o mel era utilizado como bactericida, enquanto que os gregos consideravam o mel como um produto sagrado e milagroso. Exagero? Nem um pouco.
A Nova Zelândia produz o mel mais poderoso do planeta. Apenas neste país nasce a flor de manuka. Dessa flor, as abelhas da Nova Zelândia retiram uma substância que reforça o poder do mel. Batizado de UMF "Fator Único da Manuka" essa substância extraordinária é responsável por todos os benefícios que outros tipos de mel não possuem.
Comprovado cientificamente, o mel de manuka é utilizado no tratamento de infecções de pele, cortes, espinhas, picadas de insetos, queimaduras, úlceras externas e eczemas. Quando utilizado por via oral o mel combate diversos tipos de bactérias, incluindo as bactérias responsáveis pela dor de garganta, amidalite, úlcera do estômago e gastrites.