segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Pólen de abelhas


O pólen é o pó fino recolhido pelas abelhas quando estas pousam nas pétalas das flores para colher o néctar e é levado de volta para a colmeia em minúsculas bolsas na parte posterior das patas das abelhas. Os grânulos ficam presos quando as abelhas entram na colmeia, sem lhes fazer mal.


O pólen de abelha contém mais de 5000 enzimas e coenzimas, muitas mais do que qualquer outro alimento. Segundo estudos europeus o pólen é a fonte mais rica de proteínas da natureza, contendo cinco a sete vezes mais proteínas que o queijo, a carne ou os ovos. O Pólen é bastante rico em vitaminas tendo na sua constituição betacaroteno (provitamina A), e a maior parte das vitaminas do complexo B (B1, B2, B5 ou PP, B6, etc…) e as vitaminas C, D, E e P.

Contém ainda uma grande variedade de aminoácidos, entre os quais se destacam: Triptofano, Metionina, Histidina, Leutina, Isoleudina, Treonina, Fanilalanina; contém igualmente Acido Glutâmico, Arginina, Cistína, Lisína, etc. O pólen é o único alimento conhecido que possui todos os nutrientes essenciais necessários para uma boa saúde do organismo, sendo muitas vezes referido como o alimento mais completo da natureza. De Hipócrates a Pitágoras, os pais da medicina ocidental exaltaram as suas virtudes pelas suas propriedades curativas e como arma secreta contra o envelhecimento.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário