quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Camomila (matricaria chamomilla)

A camomila (matricaria chamomilla, seu nome em latim) destaca-se como uma planta de uso medicinal cujas propriedades farmacológicas baseiam-se na ação dos seus constituintes como o bisabolol (com ação anti-inflamatória, anti-ulcerativa, antibiótica e antifúngica), camazuleno (antioxidante e anti-leucotrieno), apigenina (flavonóide anti-inflamatório, anti-histamínico e anti-espasmódico), ácido salicílico (com ação anti-inflamatória), ácidos gordos e quercetina (com ação anti-alérgica).

A sua infusão ou chá da flor de camomila, melhora a função digestiva, principalmente quando esta se agrava com o stress ou a ansiedade, (cólicas, más digestões, gastrites, diarreia, úlcera péptica e gases). Também é benéfica para a insónia, ansiedade, dores musculares e sintomas da menopausa (cólica uterina e tensão menstrual).

Esta planta funciona como anti-alérgico da pele (alergias, dermatites, eczemas, picadas de insectos), conjuntivite e olhos cansados (compressas com infusão do preparado das flores) ou na rinite alérgica. Anti-inflamatória e reparadora da pele, utiliza-se externamente em eczemas e comichões, podendo substituir as pomadas de cortisona em adultos ou bebés. Pode-se fazer compressas para queimaduras do sol (ajuda a refrescar, acalmar e cicatrizar a pele) e para clarear as manchas de pele, por ter efeito dermopurificador.

Um estudo publicado no Journal of Prosthetic Dentistry demonstrou que a camomila diminui a estomatite (inflamação nas gengivas) em pacientes que se encontravam a fazer quimioterapia. É ainda utilizada em shampoo, porque reforça a tonalidade dos cabelos louros e melhora a capilaridade cutânea, podendo também ser usada em chá com esse objectivo.

Não deve ser utilizada em doentes que tomem medicamentos com varfarina, pois os riscos de hemorragia são aumentados.


Fonte: João Beles (naturopata, coordenador do curso de Naturopatia do Instituto de Medicina Tradicional de Lisboa) e Prevenir.

Para mais informações e dicas sobre saúde e bem-estar, goste da nossa página http://www.facebook.com/Shalom.Nature

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Dente-de-leão/Taraxaco e suas propriedades:

Utilizam-se as raízes e as folhas. As raízes contêm constituintes amargos, polifenóis (fitosteróis, flavonóides, derivados da apigenina e da luteolina), triterpenos, inulina, mucilagem e sais minerais. As folhas contêm flavonóides, constituintes amargos e sais minerais (em maior quantidade do que na raiz).

O Dente-de-leão é uma planta altamente diurética, ajudando portanto a eliminar os fluidos indesejáveis, em todos os estados que beneficiam com a diurese (gota e afecções urinárias). Também é um colagogo precioso (estimulante da actividade da vesícula biliar), muito eficiente no tratamento de insuficiências hepáticas, que muitas vezes estão por trás de problemas de obesidade. O efeito benéfico desta planta em variadas situações está relacionado com uma extraordinária capacidade de melhorar a funcionalidade do fígado. Aumenta o fluxo biliar melhorando condições como congestões hepáticas, inflamações de ducto biliar, hepatites, cálculos biliares e icterícia. Todas estas acções são elementos fundamentais para a purificação do sangue e a manutenção do bom funcionamento de quase todos os órgãos internos do nosso organismo.

Pessoas que tomem medicação sob prescrição para problemas do fígado, vesícula biliar ou rins devem consultar o seu médico antes de tomar suplementação de taraxaco.
Considere complementar com suplementação de minerais. A acção diurética do taraxaco, em especial se combinado com fármacos de efeito diurético, pode reduzir bastante os níveis de potássio e outros minerais no organismo.

Fonte: Dietmed e Biovip.


Descubra mais benefícios para sua saúde, visite nosso facebook: 
 www.facebook.com/shalom.nature

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Alfazema e suas propriedades

Desde há muito conhecida e utilizada pela Humanidade, a tranquilidade e a pureza são inerentes à fragância de alfazema. É também denominada lavanda, uma designação que deriva do latim lavare, por ter sido sempre muito utilizada em lavagens do corpo. Durante as duas Grandes Guerras, a alfazema foi utilizada para limpar os ferimentos dos soldados.
Os constituintes do seu óleo essencial, linalol e acetato de linalilo, têm propriedades antibióticas, sedativas e neurotónicas. A inalação dos seus óleos essenciais melhoraram a capacidade cognitiva e o humor em 144 adultos (Int. J. Neuroscience, 2003). 



Estimulante respiratório, a alfazema pode ser utilizada em aerossol em bronquites. Ajuda a tratar cefaleias, insónias e facilita a digestão, especialmente se estes problemas se agravam com o stress ou ansiedade. Em banhos, é um regenerador e calmante da pele.

As flores são usadas na preparação de chá, recomendado em caso de vómitos, diarreia, febres, dores de cabeça e como calmante. O óleo essencial de alfazema é utilizado para as dores de corpo, dores reumáticas, cansaço e insónia. Pode ser inalado directamente do frasco (cinco a dez inalações, duas a quatro vezes ao dia), ou aplicado na pele (se não houver reacção alérgica). Pode também ser aplicado na pele através de um óleo de massagem.

Para relaxar, coloque duas gotas de óleo essencial de alfazema no ponto da Medicina Chinesa 6MC (dois dedos abaixo da prega de flexão do punho, no centro da parte interna do antebraço) em ambos os membros e massaje durante cinco minutos com o dedo indicador.

Fonte: João Beles (naturopata, coordenador do curso de Naturopatia do Instituto de Medicina Tradicional de Lisboa).

Para mais informações e dicas sobre saúde e bem-estar, goste da nossa página http://www.facebook.com/Shalom.Nature

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Pólen de abelhas


O pólen é o pó fino recolhido pelas abelhas quando estas pousam nas pétalas das flores para colher o néctar e é levado de volta para a colmeia em minúsculas bolsas na parte posterior das patas das abelhas. Os grânulos ficam presos quando as abelhas entram na colmeia, sem lhes fazer mal.


O pólen de abelha contém mais de 5000 enzimas e coenzimas, muitas mais do que qualquer outro alimento. Segundo estudos europeus o pólen é a fonte mais rica de proteínas da natureza, contendo cinco a sete vezes mais proteínas que o queijo, a carne ou os ovos. O Pólen é bastante rico em vitaminas tendo na sua constituição betacaroteno (provitamina A), e a maior parte das vitaminas do complexo B (B1, B2, B5 ou PP, B6, etc…) e as vitaminas C, D, E e P.

Contém ainda uma grande variedade de aminoácidos, entre os quais se destacam: Triptofano, Metionina, Histidina, Leutina, Isoleudina, Treonina, Fanilalanina; contém igualmente Acido Glutâmico, Arginina, Cistína, Lisína, etc. O pólen é o único alimento conhecido que possui todos os nutrientes essenciais necessários para uma boa saúde do organismo, sendo muitas vezes referido como o alimento mais completo da natureza. De Hipócrates a Pitágoras, os pais da medicina ocidental exaltaram as suas virtudes pelas suas propriedades curativas e como arma secreta contra o envelhecimento.
 

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Benefícios das perpétuas roxas!

A perpétua roxa é uma planta herbácea, que mede cerca de 60cm de altura, com raiz central grossa e lenhosa. As suas folhas são ovais, ásperas e revestem-se de pêlos. Como as flores não murcham, a planta recebeu o nome de perpétua.

Devido às suas propriedades expectorantes e anti-inflamatórias, a flor de perpétua roxa, (Gomphrena globosa L), é usada tradicionalmente para aclarar a voz, sobretudo por profissionais que dela dependem, como cantores ou actores. Esta infusão é útil em casos de afonia (rouquidão), dores de garganta, catarro do fumador, expectoração, inflamações das cordas vocais (laringites) e inflamações do aparelho respiratório (bronquites).

As suas flores secas são usadas tradicionalmente na preparação de infusões ou simples gargarejos.


Fonte: Antiga ervanária.
Foto: Gary Bachman.
Para mais informações e dicas sobre saúde e bem-estar, goste da nossa página

 http://www.facebook.com/Shalom.Nature

Perpétuas roxas 

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

CETONA DE FRAMBOESA

DR ÓZ  MOSTRA BENEFÍCIOS DA CETONA DE FRAMBOESA
As framboesas são frutos parecidos com as amoras, de cor vermelha, com um aroma forte e sabor agridoce. Este aroma deve-se à sua enzima, a cetona, uma substância que encontra-se nas framboesas. A cetona de framboesa tem uma estrutura semelhante à capsaicina (uma substância natural presente na pimenta, que altera o metabolismo do tecido adiposo). De acordo com alguns estudos esta substância tem uma poderosa ação como queimador de gordura, aumentando a massa muscular magra.

Estudos demonstram que a cetona de framboesa aumenta a libertação de adiponectina (hormona protéica) que modela vários processos metabólicos, incluindo a regulação da glicémia e o catabolismo (degradação) dos ácidos gordos (adipócitos = células gordas). A adiponectina exerce parte dos seus efeitos de perda de peso no cérebro, informando-o que existe “combustível” no organismo para ser utilizado. Quanto maior a produção de adiponectina, menor a concentração de gordura no organismo.

As fibras solúveis (pectinas) presentes nas framboesas juntamente com os hidratos de carbono, são ideais para repor as energias, ajudando também a prevenir a prisão de ventre e as doenças metabólicas.

As cetonas contidas nas framboesas têm a capacidade de limitar a constante sensação de fome, e por conseguinte levar a um consumo diário de alimentos muito menor, sem efeitos colaterais ou consequências desagradáveis para o organismo. Não sobrecarrega o organismo e é rica em vitaminas e substâncias nutritivas.

Fonte:http://www.doctoroz.com/videos/rasberry-ketone-what-science-says




Saiba mais em:
 https://www.facebook.com/photo.php?fbid=484477588260677&set=a.225259224182516.49359.224748944233544&type=1&theater