terça-feira, 27 de agosto de 2013

ESPINHEIRA-SANTA - Maytenus ilicifolia





ESPINHEIRA-SANTA - Maytenus ilicifolia

 A Espinheira Santa é conhecida também por outras nomenclaturas, e pode ser encontrada com os seguintes nomes populares: Espinheira Divina, Salva-Vidas, Coromilho do Campo, Sombra de Touro, Cancorosa de Sete Espinhos, Limãozinho, Erva Cancerosa, Cancerosa, Cancorosa, Maiteno, Cangorça, Cancrosa, Marteno, Pau-José e Espinho de Deus.






A Espinheira Santa possui esse nome devido à aparência de suas folhas (apresentam espinhos nas suas bordas) e por ser amplamente usada na medicina popular, onde é conhecido empiricamente as suas propriedades tratamento e de cura para várias doenças é considerado um santo remédio pelos populares das regiões onde normalmente é plantada e conhecida.



Na medicina popular, a Espinheira Santa é usada através do chá (de suas folhas, cascas e raízes), utilizadas para o combate de vários males, principalmente os estomacais e no aparelho digestivo como um todo.



As Indicações da espinheira-santa

A Espinheira Santa tem cientificamente comprovada a sua eficácia e as suas propriedades medicinais são utilizadas para combater as doenças gastrointestinais (como a gastrite, a úlcera, gases, azia, queimação no estômago, dispepsia e as próprias dores no estômago). A Espinheira Santa é eficaz contra a Helicobacter Pylori (bactéria que infecta a mucosa do estômago e causa inúmeras doenças gastrointestinais).

A Espinheira Santa é utilizada em forma de infusão, tinturas ou cápsulas, mas como qualquer outro medicamento, é importante e correto, consultar um médico para que possa ser realizado um diagnostico sobre o que está ocorrendo e assim realizar a ingestão do medicamento de Espinheira Santa de forma correta.

É importante lembrar, que hoje em dia, a Espinheira-Santa é manipulada pela indústria farmacêutica e está sendo usada para a produção de vários medicamentos. Pois, ela é uma excelente planta para ser cultivada com fins econômicos (extração de folha e sementes).
Comprar espinheira-santa


1 comentário: