Clique na imagem para ampliar |
O seu nome deriva do formato em espiral por isso é conhecida igualmente por espirulina, é um organismo unicelular e desenvolve-se em lagos de água doce e foi redescoberta em 1940 por um Francês que publicou um artigo num pequeno jornal revelando que uma tribo de África Oriental junto ao lago Chade fazia uns bolos que eram secos ao sol a partir das mesmas algas azuladas que eram o alimento dos flamingos. Na realidade foi redescoberta pela sociedade ocidental pois esta alga já é utilizada para consumo humano à centenas de anos, quer por tribos africanas quer pelos aztecas na América.
Neste mundo contemporâneo em que somos invadidos por comidas processadas e transformadas, desprovidas dos nutrientes essenciais a spirulina sendo um super-alimento pode suprimir várias carências nutricionais, pois é constituída por 65% de proteínas, rica em vitaminas, sais minerais, anti-oxidantes e fitoquímicos como os polissacarídeos e ficocianina que lhe dá o tom azulado que melhoram o sistema imunitário. (Fonte:http://www.spirulinasource.com)
Proteínas
O seu conteúdo em proteína é de 65%, o mais elevado de todos os alimentos naturais ultrapassando a carne e peixe que têm 15 a 25%, a soja com 35%, amendoins com 25% ou ovos com 12%. Uma das grandes vantagens é a sua fácil absorção e assimilação a rondar os 90%, com especial interesse em pessoas com problemas intestinais e de digestão difícil.
Gordura
A spirulina contêm apenas 5% de gordura e é baixa em colesterol. Uma colher de sopa a que corresponde aproximadamente 10 gramas da alga têm apenas 36 calorias e 1.3mg de colesterol, ou seja um valor residual. Por comparação uma gema de ovo tem 80 calorias, 300 mg de colesterol para a mesma quantidade de proteínas.
Vitaminas
Quantidades por 5 gramas (colher de chá):
Vit. A (Beta Caroteno): 12.000 UI (220% do VDR- Valor Diário Recomendado);
Vitamina K: 100 mcg (125% VDR);
Vit. B1 (Tiamina): 0.17 mg (110% VDR);
Vit. B2 (Riboflavia): 0.20 mg (12% VDR);
Vit. B3 (Niacina): 0.7 mg (4% VDR);
Vitamina B6: 40 mcg (2% VDR);
Vitamina B12: 10 mcg (160% VDR).
Sais Minerais
Cálcio: 30 mg (3% do VDR- Valor Diário Recomendado);
Crómio: 13 mcg (11% do VDR);
Ferro: 5 mg (27% do VDR);
Selénio: 5 mcg (7% do VDR);
Magnésio: 20 mg (5% do VDR);
Manganésio: 240 mcg (12% do VDR);
Fósforo: 40 mg (4% do VDR);
Cobre: 60 mcg (3% do VDR).
Contra-Indicações
O seu uso não está indicado para pessoas com problemas no sistema imunitário, pois o aumento da actividade imunitária pode incrementar os sintomas das doenças como:
Esclerose múltipla;
lúpus;
artrite reumatóide.
Não indicado igualmente a pessoas com Fenilcetonúria, uma doença genética que torna incapaz a metabolização da fenilalanina.
Benefícios
Programas de perda de peso devido ao seu alto valor proteico e de crómio, reconhecidos em estudos como saciantes e inibidores do apetite;
Redução do mau colesterol;
Alivio dos sintomas pré-menstruais;
Diminuição da probabilidade de risco cancerígeno;
Aumento da flora intestinal;
Correcção de anemias pelo ferro;
Suplemento desportivo pelo seu alto valor proteico e nutricional.
As vantagens de adicionar spirulina à alimentação não se ficam por aqui, como tal aconselhamos a suplementação diária de 5 gramas (colher de chá) diluída num batido ou sumo, ou por intermédio de comprimidos com as algas prensadas. Os benefícios para a saúde são evidentes após uma correcta manutenção temporal dos requisitos nutricionais do organismo.
Fonte:saudenatural.info
Ajude-nos a divulgar artigos sobre saúde, partilhe!
www.shalomnature.com
Sem comentários:
Enviar um comentário