segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

5 especiarias que combatem o cancro:

Alho: O princípio activo mais importante do alho é a alicina que intervém simultaneamente a nível imuno, onco e microbiológico. Tem uma acção anti-cancerígena devido ao aumento da actividade de enzimas envolvidas no processo de antioxidação (catalase, SOD, glutatião), à estimulação do sistema imunitário (leucócitos e citocinas) e inibição da formação de compostos cancerígenos formados durante a digestão (nitrosaminas).

Gengibre: Útil no controlo da inflamação, mostra-se agora igualmente eficaz no combate ao cancro do intestino e ovários. Previne as náuseas em doentes submetidos a quimioterapia e é benéfico no combate ao cancro da pele. A propósito do seu efeito contra o cancro, num estudo publicado em 2010 no Agricultural and Food Chemistry, provou-se em laboratório, que extracto de gengibre teve acção contra células cancerígenas do pulmão e do cólon. Pensa-se que esta acção está relacionada com o seu efeito anti-inflamatório.

Canela: A canela estimula o sistema gastrointestinal, circulatório e respiratório, tendo acção revigorante sobre o organismo. Sempre foi utilizada para combater vários problemas gastro-intestinais como flatulência, perda de apetite, diarreia, parasitas e espasmos intestinais. O óleo essencial possui uma forte actividade antibacteriana e antifúngica, especialmente nos aparelhos digestivo e urinário.

Açafrão da Índia (Curcuma): A curcumina, propriedade presente no açafrão da Índia, provou ter uma influência significativa no aumento dos níveis de uma proteína responsável pelo reforço do sistema imunitário: a CAMP (cathelicidin antimicrobrial peptide), reforçando o sistema imunitário e ajudando a prevenir infecções.

Pimenta-de-caiena: A revisão de vários estudos científicos confirmou que a pimenta-de-caiena, tem eficácia superior ao placebo e equivalente a vários fármacos na redução da dor (in Spine, Janeiro 2007). Dezenas de estudos realizados nos últimos anos apontam para um efeito benéfico em vários tipos de cancro, nomeadamente da próstata, cólon, pele, mama e ossos.
Num estudo de 2002, os participantes ingeriram 5 cápsulas diárias de pimenta-de-caiena 15 minutos antes das refeições, obtendo uma redução da dor epigástrica, enfartamento e naúseas superior à observada no placebo.

Sem comentários:

Enviar um comentário