domingo, 21 de abril de 2013

Vitamina C - Você conhece mesmo essa vitamina?



Vitamina C


A vitamina C é uma substância cristalina, com sabor ácido. É insolúvel na maior parte dos solventes orgânicos. Na água, é solúvel na proporção de 1 g em 3 ml. O calor, a exposição ao ar e o meio alcalino aceleram a oxidação desta vitamina, especialmente quando o alimento está em contato com o cobre, o ferro ou enzimas oxidativas (Guilland & Lequeu, 1995).


A absorção do ácido ascórbico ocorre no jejuno e no íleo, que são porções distais do intestino delgado, sendo para isto necessária a presença de sódio na luz intestinal.

A vitamina C (ácido ascórbico) participa de diversos processos metabólicos, dentre eles a formação do colágeno e síntese de epinefrina, corticoesteróides e ácidos biliares. Além de co-fator enzimático, participa dos processos de óxido-redução, aumentando a absorção de ferro e a inativação de radicais livres (Padh, 1991).

Tem-se concordado que o ácido ascórbico desempenha funções em muitas reações e processos celulares e ainda está envolvido em muitas etapas bioquímicas (Padh, 1991). Esta vitamina é necessária também no metabolismo de vários outros aminoácidos, além de ser um co-fator muito importante nas reações de hidroxilação, onde o cobre e o ferro devem permanecer reduzidos (Carvalho, 1988). A presença da vitamina C aumenta a absorção do ferro não-heme mesmo na presença de fatores inibidores (fitatos, polifenóis, fosfatos, carbonatos e taninos) nas refeições (Anderson et al., 1988; Tudisco, 1988). A deficiência de vitamina C exerce ação sobre a mobilização das reservas de ferro do baço, mas não sobre suas reservas hepáticas. A suplementação de vitamina C acelera a mobilização do ferro.

As propriedades dessa vitamina são importantes na prevenção da anemia (Guilland & Lequeu, 1995). No osso nota-se que, na ausência desta vitamina, a porção orgânica da matriz óssea ou osteóide não é produzida ou quando produzida é escassa e imperfeita, e embora continue a haver deposição cálcica, as alterações do osteóide impedem o processo de ossificação normal (Santos et al., 1989).

A vitamina C é essencial para seres humanos, age como antioxidante, varredor de radicais livres e nutre as células, protegendo-as de danos causados pelos oxidantes, da mesma forma que o a-tocoferol e o b-caroteno (Padh, 1991). Em humanos, vários fatores podem regular a biodisponibilidade do ácido ascórbico para os tecidos: o consumo dietético, sua ligação a uma proteína no soro ou no plasma, e a forma em que este se encontra (Dhariwal et al., 1991).

A vitamina C participa na hidroxilação da prolina para formar hidroxiprolina na síntese do colágeno e para a integridade do tecido conjuntivo, das cartilagens, da matriz óssea, da dentina, da pele e dos tendões. Está também envolvida na cicatrização, fraturas, contusões, hemorragias puntiformes e sangramentos gengivais. Também reduz a suscetibilidade às infecções (Jacob, 1988).

Tem sido demonstrado experimentalmente que a vitamina C pode inibir a síntese de DNA (ácido desoxirribonucleico) e RNA (ácido ribonuclêico) de tumores e reduzir a produção de vírus por interferir na interação célula/vírus. No aspecto clínico, parece desenvolver um papel protetor durante a resposta imune, e a hipótese de que ela pode evitar algumas doenças virais (resfriado) e outras doenças infecciosas têm sido confirmada. Outros pesquisadores têm relatado ainda que a vitamina C pode contribuir para alguma melhoria imunológica em pessoas infectadas com HIV (Leon-S & Zaninovic, 1993).

Na hipovitaminose C, o paciente apresenta anemia, astenia, dificuldade na cicatrização de feridas, baixa resistência às infeções, queratose folicular, levando a hemorragias perifoliculares com equimoses nas zonas de pressão ou irritação. A pele dos membros inferiores apresenta um aspecto que lembra as nervuras da superfície da madeira, que evolui para ulceração cutânea. Hemorragias gengivais, gengivite hiperplásica também estão presentes (Guilland & Lequeu, 1995).

Atualmente, novas visões sobre as funções das vitaminas e seus efeitos sobre a saúde têm sido evidenciadas. Alguns pesquisadores têm sugerido que a suplementação de vitamina pode servir para promover respostas imune, para evitar câncer, doença cardíaca e para retardar a formação de catarata (Armstrong & Maresh, 1996). De acordo com Bendich & Langseth (1995), a partir de uma revisão da literatura, populações que consomem a longo prazo níveis de vitamina C maiores que os recomendados seja na alimentação e/ou em suplementos, têm reduzido os riscos de vários tipos de cânceres, doenças cardiovasculares e catarata.

As principais fontes de ácido ascórbico são: acerola, caju, goiaba, manga, mamão, morango, laranja, limão e tangerina (Craveiro, 1994), folhas vegetais cruas e tomates (Mahan & Arlin, 1995).


FUNÇÕES:
Essencial para a formação do tecido conjuntivo: auxilia o organismo na recuperação de queimaduras e ferimentos

Atua na síntese do colágeno (ação anti-agging)

Antibacteriano e Antifúngico: auxilia o organismo na defesa contra microorganismos.

Participa da absorção do ferro: Atua na conversão do ácido fólico em folínico

Atua no mecanismo de produção das hemoglobinas (Hb), contribuindo para a maturação dos glóbulos vermelhos (hemácias)

Ativa rotas metabólicas: através da ativação de enzimas

Na respiração celular

Desentoxicante: eficaz contra qualquer intoxicação ou toxicomania: droga, fumo, etc

Na síntese de hormônios corticosteróides

No metabolismo da vitamina B12

No metabolismo de aminoácidos


CARÊNCIA:
  • Artralgias
  • Degeneração generalizada de fibras musculares, seguida de extrema fraqueza
  • Dentina porosa e descalcificada, dentes frágeis
  • Distúrbios emocionais
  • Edema das extremidades
  • Escorbuto
  • Fragilidade capilar e tendência a hemorragias ao nível da pela e mucosas
  • Fragilidade óssea com tendência a fraturas
  • Hemorragias nasais
  • Hiperqueratose dos folículos pilosos
  • Irritabilidade
  • Mal-estar
  • Parada de crescimento
  • Retardo na cicatrização de feridas.


Fonte: Busca saúde.

Solgar Ester-C plus 1000mg




Ester-C® é uma forma de vitamina ( não ácida, e que contém um complexo de bioflavonóides).

É altamente absorvível e possui o mesmo poder antioxidante que a vitamina C simples, não irrita o estômago porque tem pH neutro. Neste complexo encontram-se os metabolitos naturais desta vitamina, incluindo o ascorbato de cálcio, ácido L-treonico, ácido L-lixonico e ácido L- xilonico).
No mesmo complexo, encontra-se ainda acerola, frutos de roseira brava, complexo de bioflavonóides de citrinos e rutina.

De um modo geral, o Suplemento Alimentar Ester-C Plus 1OOOmg Vitamina C pode ser aconselhado como coadjuvante:


Na redução da susceptibilidade a infecções.
Na melhoria da absorção de ferro e formação dos eritrócitos.
Na manutenção de ossos, dentes e capilares sanguíneos.
Na cicatrização e formação dos ossos.
No metabolismo de aminoácidos e vitaminas.
Na síntese do colagénio.


Cada cápsula vegetal fornece: 


Vitamina C (como Ester-C ascorbato de cálcio) 500mg; Citrus Bioflavonóides 25mg; Acerola; Rose Hips 10mg; Rutina 5 mg;

Outros ingredientes:
celulose vegetal, Vegetais, Estearato de Magnésio, Sílica, água, pode conter glicerina vegetal.

Como suplemento alimentar para adulto:
 tomar 1 comprimido por dia, de preferência à refeição.





Sem comentários:

Enviar um comentário