terça-feira, 4 de junho de 2013

Árvore-do-chá

Árvore-do-chá

Uma planta antifúngica que ajuda a tratar o pé de atleta, onicomicoses e candidíase

A árvore-do-chá é uma das plantas medicinais mais populares e antigas entre os aborígenes australianos, país de onde é autóctone. No século XIII, era utilizada como antisséptico para tratamento de infeções cirúrgicas.

É utilizada em aromaterapia, ou seja, sob a forma de óleo essencial, cujo principal composto é o terpineno, com ação antibacteriana e antifúngica. Também contém limoneno, alfaterpineno e cineol. 

 Um estudo realizado na Universidade de Queensland, na Austrália, confirmou que, na eliminação dos piolhos, o óleo de árvore-do-chá com alfazema foi muito mais eficaz que os tratamentos com inseticidas químicos, como butóxido de piperonila e piretrinas. A aplicação tópica de um creme com 5% de árvore-do-chá é um tratamento eficaz para a acne vulgaris. Ao fim de 45 dias, o número total de comedões e a gravidade da acne foi três a cinco vezes menor nos pacientes tratados com árvore-do-chá relativamente aos pacientes do grupo placebo. Vários estudos realizados durante a década de 90 confirmaram a sua ação antibiótica e antifúngica no pé de atleta, na candidíase e na acne, onde é tão eficaz como o peróxido de benzoilo.

Principais propriedades


É usada no tratamento do pé de atleta, infeções fúngicas nas unhas e  verrugas. Para a acne, pode misturar-se com gel de aloé vera, pomada de calêndula ou  óleo de onagra e ser aplicada diretamente nos comedões. Também se utiliza no tratamento da caspa e piolhos com aplicações no couro cabeludo. Pode ser usada no tratamento da gengivite crónica, juntamente com o óleo essencial de cravinho-da-Índia, reduzindo o aparecimento de placa bacteriana.

Administração

Pode diluir-se em óleo de hipericão, por exemplo, ou num gel de aloé vera, que servem de veículo para a aplicação do óleo essencial da árvore-do-chá. Evite misturar com  água, exceto quando houver necessidade de bochechar. Neste caso, aplique 20 gotas em 100 ml de água morna. Diretamente na pele, aplique apenas em zonas afastadas dos olhos. Em aplicação externa, fazem-se lavagens para tratar a candidíase vaginal. Entra na composição de champôs para piolhos mas pode ser adicionada cinco gotas ao champô comum.

Fonte:  http://saude.sapo.pt/saude-medicina/medicina-natural/guia-plantas-suplementos/arvore-do-cha.html



Óleo Essencial de Melaleuca Australian Tea Tree - 10 ml


  • Micoses nas unhas
  • Afecções diversas da pele
  • Acne
  • Verrugas
  • Cortes fundos 
  • Inflamações diversas 

O Óleo Essencial de Melaleuca é usado desde há séculos pela população indígena Australiana, devido às suas notáveis propriedades anti-sépticas, antibióticas, bactericidas, fungicidas e anti-virais. O óleo de Melaleuca  é obtido por meio de folhas de Melaleuca Alternifolia destiladas a vapor.
O Óleo de Melaleuca ou Árvore do Chá é conhecido por ajudar no tratamento de problemas respiratórios, incluindo dores de garganta, tosse, asma, bronquite, entre outros, bem como no combate a vários tipos de vírus, sendo essencial no tratamento de vários problemas de pele, nomeadamente  infecções da pele em geral, micoses, na cicatrização de cortes e queimaduras.
Modo de bom uso, como:
  • Anti-séptico - aplicar uma ou duas gotas num algodão e aplicar na pele conforme necessidade.
  • Aromoterapia - juntar 4 a 6 gotas no banho ou no vaporizador
  • Diliuição - adicionar os 10 ml do óleo de melaleuca a outro óleo  (ex.: óleo de graínha de uva ou de amêndoas doces), e aplicar na pele.
    Ingredientes:
    Melaleuca Altemifólia (Tea Tree) - 100% Óleo essencial de Melaleuca

    Precauções:

    Se estiver grávida ou sofrer de alguma patologia, conselhe-se com um profissional de saúde antes de usar o produto.
    Evitar contacto com os olhos.
    Conservar em local fresco, seco e ao abrigo da luz. 
    Manter fora do alcance das crianças.

    Dosagem/aplicação:

     Certifique-se que a área de aplicação esta limpa e seca.
    Aplicar una camada fina de manhã e a noite.
    Mantenha a aplicação durante 2 a 3 semanas após a área de tratamento ter melhorado.
OBS: 
  • Nas peles mais sensíveis é recomendado um pequeno teste de pele, antes de utilização, se ocorrer irritação não utilize.
  • Conservar em local seco e fresco e longe da luz directa







Sem comentários:

Enviar um comentário