segunda-feira, 9 de setembro de 2013

CONHEÇA AS PROPRIEDADES DA UVA

BEBA VINHO. PELA SUA SAÚDE!

O vinho, se bebido com moderação, traz benefícios ao coração, a libido, à dieta e ainda combate o envelhecimento precoce. Saiba mais...

Jantar à luz de velas, reunião com a família, jantar com os amigos e provar um prato especial, uma noite fria em casa á lareira: o vinho é essencial.
E não apenas pelo gosto, mas quem mais beneficia é a sua saúde, através dos efeitos dos antioxidantes, dos polifenóis e dos flavonóides.

O vinho contém mais de 200 tipos de polifenóis, que exercem uma função altamente antioxidante (o que diminui o risco de certas doenças, modifica o deterioramento normal do envelhecimento e está associada à ampliação do tempo de vida, uma vez que estes reduzem e impedem a acção dos radicais livres que causam o envelhecimento).

1. Afasta o risco de cancro
Estudos realizados pela Universidade de Harvard (EUA) dizem que o alto consumo de azeite e vinho, produtos que contêm propriedades antioxidantes, é capaz de diminuir em 24% o risco se sofrer de cancro.

2. Identifique sua personalidade
Na hora de escolher o vinho vai directo aqules que são mais secos e? Ou prefere os mais suaves e até doces?A sua decisão pode revelar muito sobre a sua personalidade, de acordo com um estudo realizado na Austrália e na Grã-Bretanha. A pesquisa sugere que pessoas que preferem vinhos de sabor doce apresentam uma maior tendência a serem impulsivas. Já aquelas que optam por vinhos secos, são mais simpáticas e abertas.

3. Desejo sexual
Muitas mulheres afirmam que já sentiram a sua libido à flor da pele depois de beber vinho. O poder afrodisíaco do vinho tinto pode ser comprovado cientificamente por uma pesquisa realizada pela Universidade de Florença (Itália), que indica que a bebida serve como ativador do desejo sexual feminino. O estudo aconteceu com cerca de 800 mulheres que responderam questões ligadas ao consumo do vinho e à rotina sexual. O resultado mostrou que as participantes que consumiram uma ou duas taças da bebida por dia apresentam um desejo sexual muito maior do que aquelas que não consumiram nenhuma dose de vinho tinto, de acordo com as respostas do questionário. No entanto, em grandes quantidades, o álcool pode diminuir o desejo sexual e até causar impotência.

4. Peso
Mais um benefício para a ala feminina. Um estudo do Brigham and Women's Hospital Boston, revelou que as mulheres abstémias correm maior risco de engordar do que as que bebem moderadamente. Para evitar o ganho de peso, entre as bebidas, o vinho tinto está e primeiro, seguido de outras bebidas como a cerveja, o vinho branco e o licor. Uma pesquisa de 1997, desenvolvida na Universidade do Colorado (EUA), concluiu que homens saudáveis podem beber até duas taças de vinho diárias sem aumento de peso. O vinho é uma bebida relativamente calórica, com 65 kcal por taça. No entanto, o que vale mesmo é beber pouco, tanto para o bem de sua saúde, quanto para não fazer a dieta ir ao ar.

5. Combate às dores articulares
Um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, revelou que os polifenóis, grupo do qual o resveratrol faz parte, têm capacidade analgésica, principalmente em pacientes vítimas de artrite. Os efeitos analgésicos, ainda que em baixa quantidade como mostram os estudos, devem-se às características anti-inflamatórias da substância.

6. Cérebro
Uma recente pesquisa descobriu que vinho, chocolate e chá possuem algo em comum. A pesquisa publicada no Journal of Nutrition investigou o efeito desses três alimentos sobre o desempenho cerebral. E o resultado foi que indivíduos que consumiam vinho, chocolate ou chá apresentavam melhores pontuações em testes cognitivos. Uma boa receita para o cérebro pode ser um cálice de vinho tinto à refeição, um pedaço de chocolate amargo na sobremesa e um chá verde antes de sair da mesa. Para melhorar, só se tiver um peixe rico em Ómega 3 como prato principal.

Fonte:idademaior.sapo.pt/sabores-mediterranicos/sabe-bem-faz-bem/beba-vinho-a-bem-da-saude/

Para outras dicas sobre saúde, visite nosso site: www.shalomnature.com

Sem comentários:

Enviar um comentário