sexta-feira, 13 de setembro de 2013

ALGA SPIRULINA E SEUS BENEFÍCIOS

Clique na imagem para ampliar
ALGA SPIRULINA - BENEFÍCIOS

O seu nome deriva do formato em espiral por isso é conhecida igualmente por espirulina, é um organismo unicelular e desenvolve-se em lagos de água doce e foi redescoberta em 1940 por um Francês que publicou um artigo num pequeno jornal revelando que uma tribo de África Oriental junto ao lago Chade fazia uns bolos que eram secos ao sol a partir das mesmas algas azuladas que eram o alimento dos flamingos. Na realidade foi redescoberta pela sociedade ocidental pois esta alga já é utilizada para consumo humano à centenas de anos, quer por tribos africanas quer pelos aztecas na América.

Neste mundo contemporâneo em que somos invadidos por comidas processadas e transformadas, desprovidas dos nutrientes essenciais a spirulina sendo um super-alimento pode suprimir várias carências nutricionais, pois é constituída por 65% de proteínas, rica em vitaminas, sais minerais, anti-oxidantes e fitoquímicos como os polissacarídeos e ficocianina que lhe dá o tom azulado que melhoram o sistema imunitário. (Fonte:http://www.spirulinasource.com)

Proteínas

O seu conteúdo em proteína é de 65%, o mais elevado de todos os alimentos naturais ultrapassando a carne e peixe que têm 15 a 25%, a soja com 35%, amendoins com 25% ou ovos com 12%. Uma das grandes vantagens é a sua fácil absorção e assimilação a rondar os 90%, com especial interesse em pessoas com problemas intestinais e de digestão difícil.

Gordura

A spirulina contêm apenas 5% de gordura e é baixa em colesterol. Uma colher de sopa a que corresponde aproximadamente 10 gramas da alga têm apenas 36 calorias e 1.3mg de colesterol, ou seja um valor residual. Por comparação uma gema de ovo tem 80 calorias, 300 mg de colesterol para a mesma quantidade de proteínas.

Vitaminas

Quantidades por 5 gramas (colher de chá):
Vit. A (Beta Caroteno): 12.000 UI (220% do VDR- Valor Diário Recomendado);
Vitamina K: 100 mcg (125% VDR);
Vit. B1 (Tiamina): 0.17 mg (110% VDR);
Vit. B2 (Riboflavia): 0.20 mg (12% VDR);
Vit. B3 (Niacina): 0.7 mg (4% VDR);
Vitamina B6: 40 mcg (2% VDR);
Vitamina B12: 10 mcg (160% VDR).
Sais Minerais
Cálcio: 30 mg (3% do VDR- Valor Diário Recomendado);
Crómio: 13 mcg (11% do VDR);
Ferro: 5 mg (27% do VDR);
Selénio: 5 mcg (7% do VDR);
Magnésio: 20 mg (5% do VDR);
Manganésio: 240 mcg (12% do VDR);
Fósforo: 40 mg (4% do VDR);
Cobre: 60 mcg (3% do VDR).
Contra-Indicações

O seu uso não está indicado para pessoas com problemas no sistema imunitário, pois o aumento da actividade imunitária pode incrementar os sintomas das doenças como:
Esclerose múltipla;
lúpus;
artrite reumatóide.
Não indicado igualmente a pessoas com Fenilcetonúria, uma doença genética que torna incapaz a metabolização da fenilalanina.

Benefícios
Programas de perda de peso devido ao seu alto valor proteico e de crómio, reconhecidos em estudos como saciantes e inibidores do apetite;
Redução do mau colesterol;
Alivio dos sintomas pré-menstruais;
Diminuição da probabilidade de risco cancerígeno;
Aumento da flora intestinal;
Correcção de anemias pelo ferro;
Suplemento desportivo pelo seu alto valor proteico e nutricional.
As vantagens de adicionar spirulina à alimentação não se ficam por aqui, como tal aconselhamos a suplementação diária de 5 gramas (colher de chá) diluída num batido ou sumo, ou por intermédio de comprimidos com as algas prensadas. Os benefícios para a saúde são evidentes após uma correcta manutenção temporal dos requisitos nutricionais do organismo.
Fonte:saudenatural.info

Ajude-nos a divulgar artigos sobre saúde, partilhe!
www.shalomnature.com

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

RECEITA - CREME DE CHIA COM CANELA E LIMÃO

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR
SEMENTES DE CHIA (Salvia hispânica).

Conhecidas por serem um "super alimento" no tempo dos incas e maias, estas sementes de forma oval com 2mm de comprimento, são oriundas do México e Guatemala, e eram consideradas um super alimento para os incas e maias, sendo que os seus guerreiros alimentavam-se alguns dias só com estas sementes em tempos de batalhas.

O significado de Chia é “força”, pela energia que proporciona e naquela época valiam mais do que o próprio ouro.

Vejamos as suas características:

- Cerca de 19 a 23% do seu peso é proteína completa, contem todos os aminoácidos essenciais em equilibrio perfeito.

- 60% do seu óleo é Ómega 3 e 40% Ómega 6.

- Contém: 6 vezes mais cálcio do que o leite, 3 vezes mais ferro do que os espinafres, 15 vezes mais magnésio do que os brócolos. É também rico em magnésio, manganésio e boro (que também é fundamental para os ossos).

- Conteúdo de antioxidantes superior ao dos mirtilos.

- 100% natural, sem glúten e não OGM.

Benefícios:


- As sementes de Chia são o sonho de quem faz dieta, pois eliminam a fome por aumentarem o seu volume evitando assim o desejo de ingerir mais alimentos e além disso limpam o corpo das toxinas dos intestinos.

- Equilibram o açúcar no sangue, garantindo energia ao longo do dia e diminuindo o risco de diabetes tipo 2.

- Ajudam a regular o trânsito intestinal, previne diverticulos (diverticulose), pois a sua fibra solúvel hidrata o cólon e facilita o movimento peristáltico. - Elimina os desejos constantes de petiscar comida.

- Ajuda a diminuir os níveis de colesterol e triglicéridos.

- São também muito benéficas para desportistas, pois por serem hidrofilicas, e absorverem até 10 vezes o seu peso em água, mantêm o corpo hidratado.

- No caso de refluxo gastro esofágico, colocar 1 colher de chá de sementes de chia num pouco de água, mexer e beber de imediato. Aguardar uns minutos e depois beber 1 copo cheio de água. Ajudam a absorver o excesso de ácido.
Fonte: mulher.sapo.pt

Visite-nos em: www.shalomnature.com

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

CONHEÇA AS PROPRIEDADES DA UVA

BEBA VINHO. PELA SUA SAÚDE!

O vinho, se bebido com moderação, traz benefícios ao coração, a libido, à dieta e ainda combate o envelhecimento precoce. Saiba mais...

Jantar à luz de velas, reunião com a família, jantar com os amigos e provar um prato especial, uma noite fria em casa á lareira: o vinho é essencial.
E não apenas pelo gosto, mas quem mais beneficia é a sua saúde, através dos efeitos dos antioxidantes, dos polifenóis e dos flavonóides.

O vinho contém mais de 200 tipos de polifenóis, que exercem uma função altamente antioxidante (o que diminui o risco de certas doenças, modifica o deterioramento normal do envelhecimento e está associada à ampliação do tempo de vida, uma vez que estes reduzem e impedem a acção dos radicais livres que causam o envelhecimento).

1. Afasta o risco de cancro
Estudos realizados pela Universidade de Harvard (EUA) dizem que o alto consumo de azeite e vinho, produtos que contêm propriedades antioxidantes, é capaz de diminuir em 24% o risco se sofrer de cancro.

2. Identifique sua personalidade
Na hora de escolher o vinho vai directo aqules que são mais secos e? Ou prefere os mais suaves e até doces?A sua decisão pode revelar muito sobre a sua personalidade, de acordo com um estudo realizado na Austrália e na Grã-Bretanha. A pesquisa sugere que pessoas que preferem vinhos de sabor doce apresentam uma maior tendência a serem impulsivas. Já aquelas que optam por vinhos secos, são mais simpáticas e abertas.

3. Desejo sexual
Muitas mulheres afirmam que já sentiram a sua libido à flor da pele depois de beber vinho. O poder afrodisíaco do vinho tinto pode ser comprovado cientificamente por uma pesquisa realizada pela Universidade de Florença (Itália), que indica que a bebida serve como ativador do desejo sexual feminino. O estudo aconteceu com cerca de 800 mulheres que responderam questões ligadas ao consumo do vinho e à rotina sexual. O resultado mostrou que as participantes que consumiram uma ou duas taças da bebida por dia apresentam um desejo sexual muito maior do que aquelas que não consumiram nenhuma dose de vinho tinto, de acordo com as respostas do questionário. No entanto, em grandes quantidades, o álcool pode diminuir o desejo sexual e até causar impotência.

4. Peso
Mais um benefício para a ala feminina. Um estudo do Brigham and Women's Hospital Boston, revelou que as mulheres abstémias correm maior risco de engordar do que as que bebem moderadamente. Para evitar o ganho de peso, entre as bebidas, o vinho tinto está e primeiro, seguido de outras bebidas como a cerveja, o vinho branco e o licor. Uma pesquisa de 1997, desenvolvida na Universidade do Colorado (EUA), concluiu que homens saudáveis podem beber até duas taças de vinho diárias sem aumento de peso. O vinho é uma bebida relativamente calórica, com 65 kcal por taça. No entanto, o que vale mesmo é beber pouco, tanto para o bem de sua saúde, quanto para não fazer a dieta ir ao ar.

5. Combate às dores articulares
Um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, revelou que os polifenóis, grupo do qual o resveratrol faz parte, têm capacidade analgésica, principalmente em pacientes vítimas de artrite. Os efeitos analgésicos, ainda que em baixa quantidade como mostram os estudos, devem-se às características anti-inflamatórias da substância.

6. Cérebro
Uma recente pesquisa descobriu que vinho, chocolate e chá possuem algo em comum. A pesquisa publicada no Journal of Nutrition investigou o efeito desses três alimentos sobre o desempenho cerebral. E o resultado foi que indivíduos que consumiam vinho, chocolate ou chá apresentavam melhores pontuações em testes cognitivos. Uma boa receita para o cérebro pode ser um cálice de vinho tinto à refeição, um pedaço de chocolate amargo na sobremesa e um chá verde antes de sair da mesa. Para melhorar, só se tiver um peixe rico em Ómega 3 como prato principal.

Fonte:idademaior.sapo.pt/sabores-mediterranicos/sabe-bem-faz-bem/beba-vinho-a-bem-da-saude/

Para outras dicas sobre saúde, visite nosso site: www.shalomnature.com

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

RECEITA - Assado de bacalhau e alho francês com puré de batata

 



Assado de bacalhau e alho francês com puré de batata

Ingredientes

Para 4 pessoas
  • 500 g postas de bacalhau, sem pele nem espinhas, cortadas em doses individuais grandes
  • 2 alhos franceses biológicos médios (bem migados)
  • 1 colher de sopa azeite fino suave
  • 225 g folhas novas de espinafre biológico
  • pimenta preta acabada de moer
  • 250 g Provamel Cuisine soja
  • puré de batata:
  • 4,5 batatas biológicas grandes (Maris Piper, King Edward), descascadas
  • 4 colheres de sopa Provamel Creme de Cozinha Soja Biológica 100% Vegetal (puré)
  • 1 colher de chá Provamel Barrar e Cozinhar
  • pimenta preta moída (puré)
  • 1 pitada noz-moscada ralada

Preparação

Coloque o bacalhau preparado num tabuleiro médio, de ir ao forno.
Ressue os alhos franceses cortados em azeite durante cerca de 10 minutos a lume médio, até estarem alourados, mas não demasiado tenros.
Junte o espinafre e deixe cozer durante 1-2 minutos (até ficar tenro). Tempere bem.
Ponha metade dos vegetais em redor do peixe.
Desfaça em puré a outra metade, com o creme de cozinha de soja Provamel, formando um molho cremoso. Deite-o sobre o peixe.
Prepare o puré de batata.
Corte as batatas em pedaços de tamanho idêntico e coza-as até ficarem tenras.
Escorra, misture o resto dos ingredientes e esmague-os.
Espalhe por cima do peixe com uma colher.
Asse no forno até que as batatas fiquem douradas e o molho comece a borbulhar.

Estes produtos ajudam a criar um sabor ótimo :

MANTEIGA PARA BARRAR. PREÇO: € 2.75

 ENCOMENDAR: