quinta-feira, 4 de abril de 2013

Frutos secos e suas propriedades!



A maior parte dos frutos secos são ricos em gorduras monoinsaturadas e polinsaturadas que ajudam a reduzir os níveis de colesterol LDL (o mau) e os lípidos do sangue.

Para além das gorduras boas, proteínas e fibras, cada tipo de fruto seco contém uma combinação particular de vitaminas e minerais. A maioria deles contém quantidades significativas de vitaminas E, um poderoso antioxidante que neutraliza os radicais livres e evita que estes ataquem as células saudáveis.

Os frutos secos ajudam a reduzir a inflamação das artérias, que é um sintoma precoce da doença cardíaca. Estes alimentos são particularmente ricos em arginina, um aminoácido proteico. Arginina é necessária na produção de óxido nítrico, um composto que ajuda a relaxar e dilatar as artérias e outros vasos sanguíneos, promovendo uma boa circulação sanguínea. Assim, uma dieta rica em nozes reduz a inflamação arterial e pode neutralizar os efeitos de uma refeição rica em gordura.

Alguns estudos evidenciaram que o consumo frequente de frutos secos está associado a um menor risco de diabetes mellitus tipo II, também conhecido como diabetes do adulto. Acredita-se que esta associação se possa dever à sua atividade anti-inflamatória. Também se supõe que estes alimentos possam ter uma ação protetora contra certos tipos de cancro.

Ingerir uma porção de uma mistura de frutos secos, várias vezes por semana, é benéfico para a saúde, mas atenção, pois estes alimentos são muito calóricos, pelo que deveriam ser consumidos em substituição de outros alimentos menos saudáveis, em vez de serem adicionados simplesmente. É preferível que sejam consumidos crus!


Fonte: Selecções e Idademaior.

Para mais informações e dicas sobre saúde e bem-estar, goste da nossa página:

Sem comentários:

Enviar um comentário