quarta-feira, 24 de abril de 2013

Pistachio mastic(Pistacia lentiscus) conheça essa poderosa planta

File:Pistacia lentiscus.jpg
Pistacia lentiscus


Pistacia lentiscus o que é? 
A pistachia é um arbusto perene nativo do mediterrâneo que é cultivado, principalmente na Grécia, devido à importância económica da goma resinosa que é extraída do seu córtex. Este exsudado resinoso é originalmente um líquido viscoso que após ter secado ao sol solidifica assumindo uma forma semelhante a pequenas pêras translúcidas que tomam o nome de “mastic” ou “mastix”, do grego “mastichion” raiz linguística da palavra “mastigar”. Mastic é assim a origem da popular pastilha elástica. Esta substância é utilizada há mais de 3000 anos, os romanos usavam-na como pastilha para eliminar o mau hálito, os egípcios incluíam-na nas suas preparações para embalsamar, os árabes usavam-na como cosmético e especiaria para a confecção de alguns pratos culinários, e os europeus sempre a utilizaram como medicamento para o alívio de problemas gastrointestinais, nomeadamente de úlceras.

BENEFÍCIOS:
Os benefícios desta resina natural estão agora a ser redescobertos e reutilizados na fitoterapia, porque a ciência chegou à conclusão que o mastic possui uma forte actividade antimicrobiana, nomeadamente sobre a bactéria Helicobacter pylori, considerada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) uma bactéria carcinogénica, que é capaz de colonizar as mucosas de revestimento do aparelho digestivo, em especial do estômago e de ai induzir e agravar feridas, as conhecidas úlceras.

 Estima-se que H. pylori infecte mais de 50% dos adultos a nível mundial, e que provoque o aparecimento de úlceras gástricas em 10% destes e cancro do estômago em 1%. 

Mastic como actua? 
 O mastic controla a população de H. pylori que coloniza a mucosa gástrica, induzindo anormalidades morfológicas nas células bacterianas que impedem a sua fixação na mucosa, logo que dificultam a obtenção de alimento, o crescimento e a capacidade de multiplicação, o que ao longo do tempo promove a eliminação completa da bactéria. 
Deste modo o mastic é uma forma natural de tratamento contra esta bactéria, que ao contrário da utilização dos convencionais antiácidos não provoca uma maior resistência bacteriana aos tratamentos, e um agravar crónico da sintomatologia. 

Esta resina demonstrou ainda possuir características citoprotectoras e anti-secretoras que permitem a regeneração celular do tecido epitelial gástrico afectado. 
Deste modo a administração de mastic resulta numa diminuição significativa dos sintomas normalmente associados às úlceras, como são o ardor ou dor crónica do estômago, verificada 45 a 60 minutos após a ingestão de alimentos, a perda de apetite, as dores nas costas, náuseas e dores de cabeça. 38 pacientes com úlcera duodenal sintomática, comprovada por endoscopia, foram submetidos a um estudo duplo cego, no grupo A 20 pacientes tomaram 1000 mg diárias de mastic e, no grupo B 18 pacientes tomaram placebo, 1000 mg diárias de lactose, durante 15 dias. 

Ao final deste tempo verificou-se:
•alívio sintomático em 80% dos pacientes 
•cicatrização da úlcera em 70% dos pacientes, verificada por endoscopia 
• alívio sintomático em 50% dos pacientes 
•cicatrização da úlcera em apenas 22% dos pacientes, verificada por endoscopia Este estudo comprovou que o Mastic é útil no tratamento de úlceras e na manutenção da saúde gastrointestinal, que é facilmente absorvido pelo organismo, e ainda que é bem tolerado pelo mesmo, uma vez que a sua toma não produziu quaisquer efeitos secundários. 




ULCERMAX  30  SAQUETAS




 INDICAÇÕES:

  •  ACIDEZ ESTOMACAL 
  • SECREÇÃO GÁSTRICA EXCESSIVA 
  • ÚLCERAS GÁSTRICAS 
  • GASTRITES
  • INFECÇÃO COM HELICOBACTER PYLORI

 Embalagem com 30 saquetas em pó


  MODO DE TOMAR:
 Tomar 1 saqueta por dia, dissolvida em água, antes de deitar. Recomenda-se que a toma se realize por um período mínimo de 30 dias.

 COMPOSIÇÃO:
por 1 Saqueta (Dosagem Recomendada) Pistacia lentiscus, Pistachio- 1000 mg

APRESENTAÇÃO:
Caixa com 30 Saquetas de 5 g

OBSERVAÇÕES: 
  Se estiver grávida, a amamentar, a tomar alguma especialidade farmacêutica ou se sofre de alguma doença consulte o seu médico ou técnico de saúde antes de tomar este suplemento. Os suplementos alimentares não devem ser utilizados como substitutos de um regime alimentar variado.

Sem comentários:

Enviar um comentário