quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Beringela e seus benefícios

Beringela e seus benefícios!


A sua designação em Latim é Solanum melongena. Arbusto originário da Índia, é muito utilizado por árabes e japoneses na sua dieta. Pertence à família das Solanáceas, sendo utilizado o fruto. A beringela contém vitaminas, minerais, alcalóides, vários fenóis e flavonóides com ação antioxidante e hepatoprotetora. É constituída por ácido caféico, ácido clorogénico, colina, trigonelina, antocianósidos, violamina e nasunina com ação cardioprotetora e tónica do miocárdio.

Os seus alcalóides têm uma ação redutora do colesterol elevado, da pressão arterial e da aterosclerose. É rica em proteínas, vitaminas A e C e minerais como fósforo, potássio, ferro e magnésio. Cada 100 g de beringela contêm apenas 24 calorias, o que a torna um alimento de eleição em regimes de emagrecimento. A beringela pode ser consumida como alimento, em xarope ou comprimidos.

O Centro de Investigação em Cardiologia da Universidade de Medicina de Connecticut, nos Estados Unidos da América, concluiu que as beringelas, têm uma ação cardioprotetora, aumentando a função do ventrículo esquerdo e reduzindo a tendência e a propensão para o enfarte do miocárdio.

A beringela apresenta portanto, as seguintes propriedades:
- Promove a redução dos níveis de colesterol;
- Favorece a circulação e pressão sanguínea;
- Favorece a eliminação dos líquidos em excesso;
- Aumenta a eliminação de gorduras e reduz o seu armazenamento no organismo, sendo por isso, muito utilizada na diminuição de peso;
- Indicada para indigestões e prisão de ventre devido às suas propriedades fibrosas, laxantes e nutritivas.


Fonte: Dietmed.

Para mais informações e dicas sobre saúde e bem-estar, goste da nossa página http://www.facebook.com/Shalom.Nature




Sem comentários:

Enviar um comentário