quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Chá Verde e suas propriedades:

 A oncologia é o campo de eleição para a actividade terapêutica do chá verde. Mais de 600 estudos científicos confirmam as suas propriedades antitumorais ao nível do cancro do cólon, pâncreas, esófago, pulmões, mama e próstata.

Para além disso, também apresenta benefícios a nível cardiovascular: reduz o risco de aterosclerose, enfarte do miocárdio e outras doenças cardiovasculares como a hipercolesterolemia.

É um estimulante do sistema nervoso, essencialmente devido ao seu conteúdo de teína (2 a 3,5%). E é útil no tratamento da obesidade por aumentar a termogénese.

A sua designação em Latim é Camellia Sinensis. Arbusto considerado originário das florestas quentes e chuvosas da Birmânia ao Vietname e da China Meridional. É cultivado principalmente na Índia, Sri Lanka e China, mas por cá, é cultivado também no arquipélago dos Açores, mais propriamente na ilha de São Miguel, sendo cultivado e comercializado o chá verde de tipo "Hysson" da Gorreana.

O tratamento dado às folhas justifica a existência de diferentes chás com origem na mesma planta (vermelho, preto e branco). No caso do chá verde, as folhas são sujeitas a um tratamento mais brando (secas sem fermentação sofrendo pouca oxidação durante o processamento), razão pela qual mantém a sua cor original. Pertence à família das Teáceas, sendo utilizadas as folhas. É constituída por metilxantinas (principalmente cafeína, também denominada de teína), polifenóis, flavonóides, proteínas, galhato de epicatecol, taninos, glúcidos, vitaminas B1, B2 e C, sais minerais e óleo essencial.

A preparação do chá verde difere um pouco dos chás tradicionais. A água não deve estar fervendo, pois as folhas acabam sendo cozidas e proporcionando um gosto amargo à bebida, além de perder as suas propriedades. O tempo de infusão não deve ser maior que 3 minutos.

O chá verde apresenta as seguintes propriedades:

- Estimula a lipólise (queima de gorduras);
- Estimula a termogénese (produção de calor);
- Diurético;
- Acção estimulante sobre o sistema nervoso central;
- Anti-asténico;
- Antioxidante;
- Estimulante físico e mental.

Fonte: Dietmed.

Sem comentários:

Enviar um comentário