sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Panax Ginseng

O Ginseng é uma planta utilizada na medicina chinesa há milhares de anos para incrementar a longevidade e a qualidade de vida. O Panax ginseng é a espécie mais estudada e é um dos fitoterápicos mais utilizados em todo o mundo. Essa planta vem sendo utilizada há séculos na medicina chinesa e até mesmo pelos nativos norte-americanos.

A parte medicinal da planta é a sua raiz de crescimento lento, colhida após quatro a seis anos, quando seu teor global de ginsenosídeo, o ingrediente ativo principal do Ginseng, atinge o seu máximo. Existem treze ginsenosídeos ao todo. O Panax Ginseng também contém panaxanos, substâncias que podem reduzir os níveis de açúcar no sangue (glicose) e polissacarídeos, moléculas complexas de açúcar que fortalecem o sistema imunológico.

As raízes da planta são conhecidas e utilizadas há mais de 5000 anos no Oriente. Referenciada pela primeira vez na Dinastia Han, a planta iria ser conhecida mais tarde como Jen Sheng, a raiz celestial, ou Ginseng, que significa literalmente erva-humana pela sua forma semelhante à de uma figura humana.

A raiz de Panax Ginseng apresenta as seguintes propriedades:

- Aumenta a capacidade de resistência às doenças e ao stress por ação sobre o eixo hipotálamo - hipófise - córtex supra-renal (actividade adaptogénica);
- Exerce uma influência normalizadora do corpo, tendo um efeito tonificante generalizado;
- Aumenta a longevidade e o crescimento das células normais;
- Ação anti-viral e antiagregante plaquetário;
- Tónico cardíaco;
- Aumenta a resistência não específica do organismo, actuando positivamente contra os efeitos e factores externos negativos;
- É conhecido como um agente anti-stress e como um estimulante do Sistema Imunitário;
- Aumenta as performances físicas e intelectuais;
- Útil em indivíduos com um ritmo de vida acelerado, convalescentes, no cansaço geral e na impotência sexual.

Contra-indicações e precauções: Não aconselhado em pessoas que tenham problemas de tensão alta ou problemas cardíacos. Não utilizar na gravidez e aleitamento. Pode provocar insónias.

Fonte: Ortis.


Para mais informações sobre saúde, faça um "like" em nosso Facebook: Ervanária Shalom Nature

Sem comentários:

Enviar um comentário