segunda-feira, 29 de abril de 2013

4 chás que combatem a ansiedade e insónias

 

Camomila:
O chá de camomila é desde há muito utilizado para aliviar a indigestão, acalmar os nervos e reduzir a ansiedade. Também ajuda a induzir o sono e acalmar crianças hiperativas.

Erva-cidreira:
O chá de erva-cidreira é um excelente calmante dos nervos, alivia estados febris e dores de cabeça. Também pode ajudar a digestão e perturbações de sono.

Tília:

O chá de tília é calmante. Alivia dores de cabeça, diminui a agitação, reduz a tensão nervosa e ajuda a dormir. Também pode baixar a febre nas constipações e gripes.

Valeriana raiz:
O chá de valeriana raiz é conhecida pelas suas qualidades relaxantes e calmantes. É usada frequentemente contra a insónia. Ajuda a adormecer mais rapidamente, sem causar uma sensação de desorientação ao despertar.


Para mais informações e dicas sobre saúde e bem-estar, goste da nossa página http://www.facebook.com/Shalom.Nature



sexta-feira, 26 de abril de 2013

Conheça os benefícios de algumas ervas.

Ervas aromáticas


Conheça os benefícios de algumas ervas.
 
As ervas são encontradas na natureza em grande variedade. Com vasta possibilidade de utilização, elas são muito úteis na culinária, no uso medicinal e também em outros campos.

Características principais

Suas folhas verdes são freqüentemente utilizadas na culinária, mas suas raízes, flores, sementes, caules e algumas outras partes, são de bastante utilizadas pela medicina complementar por suas características medicinais.

De forma geral, podemos entender que as ervas possuem diferentes tipos de aplicações. Estas diferenças podem ser observadas entre as ervas medicinais e aquelas específicas à culinária (também conhecidas como ervas aromáticas).

No caso das ervas medicinais, estas podem ser utilizadas de forma mais abrangente, podendo ser aproveitadas muitas de suas partes.

Da esquerda para a direita temos:

1. Coentros: Recomenda-se mastigar as folhas, para alívio da indigestão. Um dos sabores mais utilizado na cozinha. As suas folhas são ricas em vitamina C e têm um sabor intenso. Utilizado em sopas, saladas, pratos de carne, de peixe e marisco.
 
2. Salva: As infusões com folhas atuam sobre o sistema digestivo e melhoram a circulação. Sob a forma de gargarejos tem o poder anti-séptico. A nível externo, ajuda nas infecções da pele.
As suas folhas são muito aromáticas e levemente condimentadas. Devem ser picadas. Combinam bem com risottos, carnes de porco, de aves, peixes e batatas.

3. Tomilho:
Alivia distúrbios intestinais e é utilizado em gargarejos, contra inflamações de garganta e em xarope para tratamento de tosses e congestões respiratórias.
É perfeito para usar em guisados e cozidos. Muito usado em pratos de carne, peixe, sopas e molhos.

4. Salsa: Estimulante e diurética, ajuda na digestão. Sob a forma de infusão, tem benefícios para a pele. Como emplastro alivia irritações e picadas de insectos.
Fica bem com sopas, molhos, pratos de carne e de peixe e omoletes. As suas folhas e talos podem ser usados. É muito apreciada para ser usada como guarnição.

Fonte: Idademaior.

Para mais informações e dicas sobre saúde e bem-estar, goste da nossa página http://www.facebook.com/Shalom.Nature





quarta-feira, 24 de abril de 2013

Pistachio mastic(Pistacia lentiscus) conheça essa poderosa planta

File:Pistacia lentiscus.jpg
Pistacia lentiscus


Pistacia lentiscus o que é? 
A pistachia é um arbusto perene nativo do mediterrâneo que é cultivado, principalmente na Grécia, devido à importância económica da goma resinosa que é extraída do seu córtex. Este exsudado resinoso é originalmente um líquido viscoso que após ter secado ao sol solidifica assumindo uma forma semelhante a pequenas pêras translúcidas que tomam o nome de “mastic” ou “mastix”, do grego “mastichion” raiz linguística da palavra “mastigar”. Mastic é assim a origem da popular pastilha elástica. Esta substância é utilizada há mais de 3000 anos, os romanos usavam-na como pastilha para eliminar o mau hálito, os egípcios incluíam-na nas suas preparações para embalsamar, os árabes usavam-na como cosmético e especiaria para a confecção de alguns pratos culinários, e os europeus sempre a utilizaram como medicamento para o alívio de problemas gastrointestinais, nomeadamente de úlceras.

BENEFÍCIOS:
Os benefícios desta resina natural estão agora a ser redescobertos e reutilizados na fitoterapia, porque a ciência chegou à conclusão que o mastic possui uma forte actividade antimicrobiana, nomeadamente sobre a bactéria Helicobacter pylori, considerada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) uma bactéria carcinogénica, que é capaz de colonizar as mucosas de revestimento do aparelho digestivo, em especial do estômago e de ai induzir e agravar feridas, as conhecidas úlceras.

 Estima-se que H. pylori infecte mais de 50% dos adultos a nível mundial, e que provoque o aparecimento de úlceras gástricas em 10% destes e cancro do estômago em 1%. 

Mastic como actua? 
 O mastic controla a população de H. pylori que coloniza a mucosa gástrica, induzindo anormalidades morfológicas nas células bacterianas que impedem a sua fixação na mucosa, logo que dificultam a obtenção de alimento, o crescimento e a capacidade de multiplicação, o que ao longo do tempo promove a eliminação completa da bactéria. 
Deste modo o mastic é uma forma natural de tratamento contra esta bactéria, que ao contrário da utilização dos convencionais antiácidos não provoca uma maior resistência bacteriana aos tratamentos, e um agravar crónico da sintomatologia. 

Esta resina demonstrou ainda possuir características citoprotectoras e anti-secretoras que permitem a regeneração celular do tecido epitelial gástrico afectado. 
Deste modo a administração de mastic resulta numa diminuição significativa dos sintomas normalmente associados às úlceras, como são o ardor ou dor crónica do estômago, verificada 45 a 60 minutos após a ingestão de alimentos, a perda de apetite, as dores nas costas, náuseas e dores de cabeça. 38 pacientes com úlcera duodenal sintomática, comprovada por endoscopia, foram submetidos a um estudo duplo cego, no grupo A 20 pacientes tomaram 1000 mg diárias de mastic e, no grupo B 18 pacientes tomaram placebo, 1000 mg diárias de lactose, durante 15 dias. 

Ao final deste tempo verificou-se:
•alívio sintomático em 80% dos pacientes 
•cicatrização da úlcera em 70% dos pacientes, verificada por endoscopia 
• alívio sintomático em 50% dos pacientes 
•cicatrização da úlcera em apenas 22% dos pacientes, verificada por endoscopia Este estudo comprovou que o Mastic é útil no tratamento de úlceras e na manutenção da saúde gastrointestinal, que é facilmente absorvido pelo organismo, e ainda que é bem tolerado pelo mesmo, uma vez que a sua toma não produziu quaisquer efeitos secundários. 




ULCERMAX  30  SAQUETAS




 INDICAÇÕES:

  •  ACIDEZ ESTOMACAL 
  • SECREÇÃO GÁSTRICA EXCESSIVA 
  • ÚLCERAS GÁSTRICAS 
  • GASTRITES
  • INFECÇÃO COM HELICOBACTER PYLORI

 Embalagem com 30 saquetas em pó


  MODO DE TOMAR:
 Tomar 1 saqueta por dia, dissolvida em água, antes de deitar. Recomenda-se que a toma se realize por um período mínimo de 30 dias.

 COMPOSIÇÃO:
por 1 Saqueta (Dosagem Recomendada) Pistacia lentiscus, Pistachio- 1000 mg

APRESENTAÇÃO:
Caixa com 30 Saquetas de 5 g

OBSERVAÇÕES: 
  Se estiver grávida, a amamentar, a tomar alguma especialidade farmacêutica ou se sofre de alguma doença consulte o seu médico ou técnico de saúde antes de tomar este suplemento. Os suplementos alimentares não devem ser utilizados como substitutos de um regime alimentar variado.

terça-feira, 23 de abril de 2013

Alpista (Phalaris canariensis)

http://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2010/11/alpiste.jpg

Alpiste(a)

Se você acha que alpiste é comida para pássaros, está certo, mas é também para as pessoas, principalmente aquelas que querem emagrecer, melhorar a saúde e prevenir enfermidades. 

Classificação Científica

Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Liliopsida
Ordem: Poales
Família: Poaceae
Gênero: Phalaris
Espécie: Phalaris canariensis
Alpiste (Phalaris canariensis) pertence à família Poaceae e gênero Phalaris. Morfologicamente apresentam folhas longas e finas, normalmente são herbáceas silvestres e suas hastes são ocas. Normalmente são utilizadas as sementes, porém podem ser utilizados os frutos também.


Propriedades do Alpiste

  • É riquíssimo em fibras que ajudam o bom funcionamento do intestino e a eliminação das toxinas, principalmente as gorduras.
  • Suas enzimas também tem outras funções, tais como: anti-inflamatórias, hipolipemiantes, regeneradoras da função pancreática, regeneradoras da função hepática, redutoras da hipertensão arterial.
  • Remédio natural ideal para desinflamar órgãos internos como o fígado, rins e pâncreas.
  • É perfeito para quem tem diabetes.
  • Elimina edemas e trata as retenções de líquido.
  • Depurativo do sangue, previne as placas de ateroma, aquelas que obstruem as artérias e veias. Previne arteriosclerose.
  • Aumenta o tônus muscular, é perfeito pra quem quer ganhar massa muscular.
  • Trata a cistite.
  • É rico em Lipasa, uma enzima que ajuda a eliminar o colesterol do sangue.
  • Excelente fonte de antioxidantes que previnem o envelhecimento e desgaste prematuro da pele.
  • É rico em proteínas de alta qualidade; umas seis colheres de alpiste tem mais proteínas que dois ou três quilos de carne.
Conclusão: é um alimento perfeito para todos.
 

Utilização do Alpiste

Há muitas maneiras de se ingerir este grão: em forma de chá, ou incrementando uma massa de pão com seus grãos, ou ainda depositar os grãos em uma salada, ou fazer uma espécie de farinha de alpiste e utilizá-la em sucos, sopas ou onde desejar. Já para animais, principalmente as aves, o alpiste é o alimento de primeira necessidade.

Receita do Leite de Alpiste

Ingredientes
  • 2 a 5 colheres de sopa de semente de alpiste
  • 500 ml de água filtrada ou mineral
Modo de Preparar
  1. Deixar de molho as sementes na água durante toda a noite ou por 8 horas.
  2. Colocar as sementes junto com a água no liquidificador durante 4 minutos.
  3. Coe muito bem toda a solução - para não prejudicar o esôfago, além de passar na peneira, deve-se também coar num pano limpo. O prejudicial é a fuligem da casca que contém muita sílica. Os passarinhos retiram a casca do alpiste, antes de comê-lo.
Posologia
  • Tomar 1 copo em jejum e 1 copo antes de dormir (não comer mais nada depois do ultimo copo). 
  • Tomar durante 3 meses e parar um mês. Se precisar, repetir novamente.
Conservação
O leite de alpiste restante conservar em geladeira em vasilhame de vidro de cor verde ou âmbar fechado (pode ser garrafa de vidro bem lavada e esterilizada).
Validade
Um dia. O leite de alpiste deve ser consumido no dia em que foi feito.

Receita do Chá de Alpiste

Indicações
Baixar a glicose.
Ingredientes
  • Duas colheres de (sopa) de alpiste 
  • Cinco copos de água de 250 ml: pode ser o copo de requeijão de vidro.
Modo de Preparar
  • Coloque numa leiteira o alpiste e a água,
  • Deixar ferver sem tampa até reduzir para um copo.
Posologia
  • Tomar um copo por dia, não importa se de manhã, tarde ou noite.
  • Tomar durante 3 meses e parar um mês. Se precisar, repetir novamente.

Observações:

  1. Ele também é indicado para baixar a pressão, então quem tem pressão baixa preste atenção à sua pressão que pode cair abruptamente. Há mais de 20 anos que a água de alpiste é usada para reduzir a pressão. E para isso nem precisa ser batido no liquidificador, só a água já produz esse efeito.
  2. Especialistas recomendam o consumo de dois copos de leite de alpiste durante o dia. Mas, não incluir açúcar na receita, pois ele corta as propriedades do leite de alpiste.
  3. Segundo a nutricionista Mariana Froes, o leite de alpiste é um anti-inflamatório natural, rico em vitaminas do complexo E, agindo assim como um poderoso antioxidante, além de conter vitaminas do complexo B, dando mais energia. Para a nutricionista, o grande benefício deste alimento, também conhecido como leite de enzima, está no seu poder anti-inflamatório e antioxidante. É também um forte aliado no combate ao colesterol. Se o objetivo for perder peso, o leite de alpiste também é de grande ajuda, já que as células de gorduras são inflamatórias. "Mas, é fundamental lembrar que esse alimento sozinho não emagrece. Sem uma boa alimentação nenhum alimento sozinho é capaz de trazer benefícios. O estilo de vida e da alimentação também tem que mudar para podermos ver os benefícios”, alertou.

Fontes

http://suadieta.com.br/Materias/1921/alimentacao/leite-de-alpiste-e-um-anti-inflamatorio-natural-que-ajuda-a-emagrecerhttp://pt.wikinoticia.com/estilo%20de%20vida/beleza/49894-alpistehttp://www.jardineria.pro/05-03-2009/plantas/alpiste-planta-medicinalhttp://alinetienda.blogspot.com/2010/03/alpiste-para-emagrecer.htmlhttp://artigos.estudiame.com/2010/02/09/existem-muitos-outros-beneficios-de-tomar-alpistahttp://www.planteinfo.no/artvis.php?tema=U&fam=Grasfamilienhttp://www.infoescola.com/plantas/alpiste

domingo, 21 de abril de 2013

Vitamina C - Você conhece mesmo essa vitamina?



Vitamina C


A vitamina C é uma substância cristalina, com sabor ácido. É insolúvel na maior parte dos solventes orgânicos. Na água, é solúvel na proporção de 1 g em 3 ml. O calor, a exposição ao ar e o meio alcalino aceleram a oxidação desta vitamina, especialmente quando o alimento está em contato com o cobre, o ferro ou enzimas oxidativas (Guilland & Lequeu, 1995).


A absorção do ácido ascórbico ocorre no jejuno e no íleo, que são porções distais do intestino delgado, sendo para isto necessária a presença de sódio na luz intestinal.

A vitamina C (ácido ascórbico) participa de diversos processos metabólicos, dentre eles a formação do colágeno e síntese de epinefrina, corticoesteróides e ácidos biliares. Além de co-fator enzimático, participa dos processos de óxido-redução, aumentando a absorção de ferro e a inativação de radicais livres (Padh, 1991).

Tem-se concordado que o ácido ascórbico desempenha funções em muitas reações e processos celulares e ainda está envolvido em muitas etapas bioquímicas (Padh, 1991). Esta vitamina é necessária também no metabolismo de vários outros aminoácidos, além de ser um co-fator muito importante nas reações de hidroxilação, onde o cobre e o ferro devem permanecer reduzidos (Carvalho, 1988). A presença da vitamina C aumenta a absorção do ferro não-heme mesmo na presença de fatores inibidores (fitatos, polifenóis, fosfatos, carbonatos e taninos) nas refeições (Anderson et al., 1988; Tudisco, 1988). A deficiência de vitamina C exerce ação sobre a mobilização das reservas de ferro do baço, mas não sobre suas reservas hepáticas. A suplementação de vitamina C acelera a mobilização do ferro.

As propriedades dessa vitamina são importantes na prevenção da anemia (Guilland & Lequeu, 1995). No osso nota-se que, na ausência desta vitamina, a porção orgânica da matriz óssea ou osteóide não é produzida ou quando produzida é escassa e imperfeita, e embora continue a haver deposição cálcica, as alterações do osteóide impedem o processo de ossificação normal (Santos et al., 1989).

A vitamina C é essencial para seres humanos, age como antioxidante, varredor de radicais livres e nutre as células, protegendo-as de danos causados pelos oxidantes, da mesma forma que o a-tocoferol e o b-caroteno (Padh, 1991). Em humanos, vários fatores podem regular a biodisponibilidade do ácido ascórbico para os tecidos: o consumo dietético, sua ligação a uma proteína no soro ou no plasma, e a forma em que este se encontra (Dhariwal et al., 1991).

A vitamina C participa na hidroxilação da prolina para formar hidroxiprolina na síntese do colágeno e para a integridade do tecido conjuntivo, das cartilagens, da matriz óssea, da dentina, da pele e dos tendões. Está também envolvida na cicatrização, fraturas, contusões, hemorragias puntiformes e sangramentos gengivais. Também reduz a suscetibilidade às infecções (Jacob, 1988).

Tem sido demonstrado experimentalmente que a vitamina C pode inibir a síntese de DNA (ácido desoxirribonucleico) e RNA (ácido ribonuclêico) de tumores e reduzir a produção de vírus por interferir na interação célula/vírus. No aspecto clínico, parece desenvolver um papel protetor durante a resposta imune, e a hipótese de que ela pode evitar algumas doenças virais (resfriado) e outras doenças infecciosas têm sido confirmada. Outros pesquisadores têm relatado ainda que a vitamina C pode contribuir para alguma melhoria imunológica em pessoas infectadas com HIV (Leon-S & Zaninovic, 1993).

Na hipovitaminose C, o paciente apresenta anemia, astenia, dificuldade na cicatrização de feridas, baixa resistência às infeções, queratose folicular, levando a hemorragias perifoliculares com equimoses nas zonas de pressão ou irritação. A pele dos membros inferiores apresenta um aspecto que lembra as nervuras da superfície da madeira, que evolui para ulceração cutânea. Hemorragias gengivais, gengivite hiperplásica também estão presentes (Guilland & Lequeu, 1995).

Atualmente, novas visões sobre as funções das vitaminas e seus efeitos sobre a saúde têm sido evidenciadas. Alguns pesquisadores têm sugerido que a suplementação de vitamina pode servir para promover respostas imune, para evitar câncer, doença cardíaca e para retardar a formação de catarata (Armstrong & Maresh, 1996). De acordo com Bendich & Langseth (1995), a partir de uma revisão da literatura, populações que consomem a longo prazo níveis de vitamina C maiores que os recomendados seja na alimentação e/ou em suplementos, têm reduzido os riscos de vários tipos de cânceres, doenças cardiovasculares e catarata.

As principais fontes de ácido ascórbico são: acerola, caju, goiaba, manga, mamão, morango, laranja, limão e tangerina (Craveiro, 1994), folhas vegetais cruas e tomates (Mahan & Arlin, 1995).


FUNÇÕES:
Essencial para a formação do tecido conjuntivo: auxilia o organismo na recuperação de queimaduras e ferimentos

Atua na síntese do colágeno (ação anti-agging)

Antibacteriano e Antifúngico: auxilia o organismo na defesa contra microorganismos.

Participa da absorção do ferro: Atua na conversão do ácido fólico em folínico

Atua no mecanismo de produção das hemoglobinas (Hb), contribuindo para a maturação dos glóbulos vermelhos (hemácias)

Ativa rotas metabólicas: através da ativação de enzimas

Na respiração celular

Desentoxicante: eficaz contra qualquer intoxicação ou toxicomania: droga, fumo, etc

Na síntese de hormônios corticosteróides

No metabolismo da vitamina B12

No metabolismo de aminoácidos


CARÊNCIA:
  • Artralgias
  • Degeneração generalizada de fibras musculares, seguida de extrema fraqueza
  • Dentina porosa e descalcificada, dentes frágeis
  • Distúrbios emocionais
  • Edema das extremidades
  • Escorbuto
  • Fragilidade capilar e tendência a hemorragias ao nível da pela e mucosas
  • Fragilidade óssea com tendência a fraturas
  • Hemorragias nasais
  • Hiperqueratose dos folículos pilosos
  • Irritabilidade
  • Mal-estar
  • Parada de crescimento
  • Retardo na cicatrização de feridas.


Fonte: Busca saúde.

Solgar Ester-C plus 1000mg




Ester-C® é uma forma de vitamina ( não ácida, e que contém um complexo de bioflavonóides).

É altamente absorvível e possui o mesmo poder antioxidante que a vitamina C simples, não irrita o estômago porque tem pH neutro. Neste complexo encontram-se os metabolitos naturais desta vitamina, incluindo o ascorbato de cálcio, ácido L-treonico, ácido L-lixonico e ácido L- xilonico).
No mesmo complexo, encontra-se ainda acerola, frutos de roseira brava, complexo de bioflavonóides de citrinos e rutina.

De um modo geral, o Suplemento Alimentar Ester-C Plus 1OOOmg Vitamina C pode ser aconselhado como coadjuvante:


Na redução da susceptibilidade a infecções.
Na melhoria da absorção de ferro e formação dos eritrócitos.
Na manutenção de ossos, dentes e capilares sanguíneos.
Na cicatrização e formação dos ossos.
No metabolismo de aminoácidos e vitaminas.
Na síntese do colagénio.


Cada cápsula vegetal fornece: 


Vitamina C (como Ester-C ascorbato de cálcio) 500mg; Citrus Bioflavonóides 25mg; Acerola; Rose Hips 10mg; Rutina 5 mg;

Outros ingredientes:
celulose vegetal, Vegetais, Estearato de Magnésio, Sílica, água, pode conter glicerina vegetal.

Como suplemento alimentar para adulto:
 tomar 1 comprimido por dia, de preferência à refeição.





sexta-feira, 19 de abril de 2013

Chá verde e suas propriedades

Chá verde

 O chá verde é um dos melhores aliados de uma dieta de adelgaçamento. Os seus antioxidantes, designados catequinas, deram provas da sua eficácia. Uma pesquisa da American Society for Nutrition garante que esta bebida é eficaz na redução da massa gorda abdominal e da gordura abdominal subcutânea.

Segundo os autores do mesmo estudo, o efeito termogénico das catequinas ajuda o organismo a gastar, sob a forma de calor, a energia dos alimentos em vez de a armazenar sob a forma gordura.

De acordo com as conclusões de um outro estudo realizado na Universidade de Oklahoma, nos Estados Unidos da América, o consumo de chá verde, em forma de infusão ou em cápsulas, durante 8 semanas, reduz de forma significativa o peso corporal e o índice de massa corporal, além de exercer um efeito positivo nos níveis de colesterol e dos triglicéridos. 

 A sua designação em Latim é Camellia Sinensis L. Arbusto ou árvore pequena considerada originária das florestas quentes e chuvosas da Birmânia ao Vietname e da China Meridional. O Chá é uma bebida trazida do Oriente, cujo consumo está generalizado em todo o mundo. É cultivado principalmente na Índia, Sri Lanka e China. O tratamento dado às folhas justifica a existência de diferentes chás com origem na mesma planta (vermelho, preto e branco). No caso do chá verde, as folhas são sujeitas a um tratamento mais brando (secas sem fermentação), razão pela qual mantém a sua cor original. Pertence à família das Teáceas, sendo utilizadas as folhas. É constituída por metilxantinas (principalmente cafeína, também denominada de teína), polifenóis, flavonóides, proteínas, galhato de epicatecol, taninos, glúcidos, vitaminas B1, B2 e C, sais minerais e óleo essencial. Apresenta as seguintes propriedades:

. Estimula a lipólise (queima de gorduras);
. Estimula a termogénese (produção de calor);
. Diurético;
. Acção estimulante sobre o sistema nervoso central;
. Anti-asténico;
. Antioxidante;
. Estimulante físico e mental.

 

CHÁ VERDE 500 MG


MODO DE USAR
2 cápsulas depois do pequeno-almoço, 1 cápsula depois do almoço. Não deverá exceder a posologia recomendada.

APRESENTAÇÃO
Frasco com 90 cápsulas.
Para essa e outras informações sobre saúde e bem-estar, visite nossa página em:





terça-feira, 16 de abril de 2013

Xarope da seiva | Xarope de Ácer/Bordo

Ficheiro:Acer pseudoplatanus 002.jpg
ÁCER PLANTA


Xarope de ácer ou xarope de bordo, conhecido como maple syrup e sirop d’érable nos Estados Unidos e no Canadá é um xarope extraído da seiva bruta de árvores do gênero Acer, sobretudo Acer nigrum e Acer saccharum, cujo nome comum, no Brasil, é bordo.
A seiva bruta é extraída das árvores no final do inverno e início da primavera norte-americanos, quando o metabolismo das árvores ainda está reduzido, como resultado do rigoroso inverno (sobretudo no Canadá).
  
Consumo:
No Canadá, o xarope de bordo é muito consumido e existem casas especializadas nas receitas com o xarope chamadas Cabane à sucre (Cabana do Açúcar). Com a chegada da primavera no hemisfério norte, as Cabanas reabrem ao público.
Fonte: Wikipédia




http://www.virya.pt/assets/images/uploads/news/capa_Livro_da_seiva_V1.jpg 

O Xarope de Seiva Original é composto pela mistura de duas seivas naturais: Seiva de Palma e Seiva de Ácer. A seiva de palma provém das grandes palmeiras das selvas tropicais asiáticas e a seiva de ácer provém dos vastos bosques da ácer do Norte da América, onde os índios já conheciam a arte de extrair, desta árvore, a sua doce seiva e com esta preparar o xarope. O xarope de seiva é um dos mais saborosos produtos alimentares que a mãe-terra nos oferece, composto unicamente pelos sucos alimentares do ácer e da palmeira tal como se encontram na natureza. A mistura correcta dos xaropes de ácer e palma garante o perfeito equilíbrio dos minerais de potássio e sódio, importantes para o funcionamento das células e desintoxicação do corpo, evitando que o corpo se desidrate durante a cura. Para além do seu elevado e precioso teor em sais minerais, vitaminas e enzimas, o xarope de seiva fornece também ao organismo um elevado teor de hidratos de carbono, facilmente assimiláveis. O êxito da cura depende da proporção correcta destas duas seivas. 

A sua combinação possui propriedades:

Desintoxicantespela: 
  • Acção Drenante
  • Acção Diurética
  • Acção Anti-Toxinas
 Redutoras de peso, pela:
  • Acção Lipolítica
  • Acção Anti-Gorduras Localizadas
Redutora do Volume e Ventre mais Liso; pela:
  • Acção Anti-Retenção de Líquidos
  • Acção Anti-Celulítica
Regeneradoras e Estimulantes, no todo, contribuindo para o bem estar geral e boa forma física, pela:
  • Acção Auto-Regenerante
  • Acção de Auto-regulação
  • Acção Estimulante
  • Acção Tonificante
  • Obtenção de um aspecto mais juvenil
  • Obtenção de Maior Elasticidade do Corpo

BENEFÍCIOS DA CURA COM XAROPE DE SEIVA NATURAL E LIMÃO
Para pessoas saudáveis, os benefícios da seiva é um meio para se libertarem das toxinas e dos depósitos gordos, podendo reduzir até 5 a 7 kg de peso. Esta substância limpa e descongestiona o trato digestivo e os órgãos de eliminação, como os rins e o fígado, regularizando ainda a pressão sanguínea, contribuindo para uma boa circulação e agindo sobre a retenção de líquidos. obtém-se assim um aspecto juvenil, um ventre mais liso, uma redução de volume e uma maior elasticidade do corpo, independentemente da idade. este processo dá ainda ao corpo a possibilidade de se recuperar, purificar, regenerar e aumentar as suas defesas. 
Ao adcionar o sumo de limão é um método eficaz para desintoxicar o organismo se for feita de acordo com as instruções do Dr. Bayer e com os ingredientes apropriados. A alteração de um ingrediente pode provocar efeitos indesejáveis. para garantir o êxito deste tratamento é muito importante utilizar o xarope autêntico que não contém corantes, conservantes ou aditivos químicos. 

Ingredientes por 500 ml:
  • Xarope de Seiva de Palma (Áren) - 50% 
  • Xarope de Seiva de Ácer - 50% 
 PRECAUÇÕES:

  • Deve-se envitar expor a mistura à luz solar e ao calor. A lata depois de aberta deverá ser mantida no frigorífico.
  • Para uma utilização eficaz, aconselhamos a leitura do livro do Dr. Beyer.
Preparação da Bebida: Agitar antes de usar.
  • Para um copo grande de água (330 ml), juntar 2 colheres de sopa (2x12 ml) de xarope de seiva, 2 colheres de sopa de sumo de limão e uma pitada de pimenta caiana.
  • Para uma garrafa de 1,5 L da água, adicionar 8 a 10 colheres de sopa de xarope de seiva, a mesma quantidade de sumo de limão natural e ¼ de colher de café de pimenta caiena.
Toma Diária da bebida:
  • Para substituir uma refeição deve-se beber 1,5 ml a 2 L de bebida por dia.
  • Para substituir mais refeições deve beber 2 a 3 L de bebida por dia.

segunda-feira, 15 de abril de 2013

REISHI, SHIITAKE E MAITAKE - COGUMELOS E SEUS BENEFÍCIOS



Reishi
Ganoderma lucidum
História: Na China, por mais de 2000 anos, foi chamado de "Erva de Deus". Também conhecido por seu nome chinês "Ling Zhi", a sua reputação tem crescido por ser efectivo no tratamento de uma extensa gama de doenças. 
Os Imperadores chineses, ao longo de várias dinastias ordenavam aos seus criados que procurassem cogumelos Reishi selvagens, encontrados nas montanhas, em regiões distantes, acreditando que o seu consumo lhes traria a eterna juventude e muita saúde.
 Os seus milagrosos poderes de cura apesar de terem sido empregados pelas culturas Orientais há muitos séculos, somente nos últimos 30 anos foram apresentadas ao mundo Ocidental. 
Os efeitos do Reishi são legendários por causa de sua eficácia médica, pela ausência de toxinas e efeitos colaterais desfavoráveis.
 Como é um cogumelo raro na natureza (não nasce espontaneamente), até o final do século XX, o Reishi era reservado principalmente para uso da realeza asiática ou indivíduos ricos. Actualmente, ele é cultivado no Japão e disponível para a população em geral.

Lendas e Mitos: Celebrado na arte e literatura chinesa como o "cogumelo da imortalidade", Reishi tem sido usado há muito tempo na Ásia como um tónico para promover a longevidade, incrementar a saúde em geral e acelerar a recuperação de doenças. Existe uma fórmula na China que pode ser traduzida como "proteger um académico de seu próprio cérebro" ou seja, a pessoa tem um cérebro que lhe escapa ao controle, como um cão correndo atrás do próprio rabo. Reishi é bom para esse tipo de situação, ele actua como um relaxante para fortalecer pessoas ansiosas e desgastadas.

Espécies: Existem 6 espécies de cogumelo Reishi, a mais comum e extensamente estudada e cultivada é a Red Reishi (Reishi vermelho). Os cogumelos Reishi (vermelhos) são primariamente compostos por complexos hidratos de carbono denominados de polissacarídeos, triterpenóides, proteínas e aminoácidos. Estudos indicam que estes polissacarídeos, os princípios activos do Reishi, são responsáveis por fortalecer o sistema imunológico. Médicos chineses e japoneses há muito tempo usam ervas como ginseng, brasenia e astrágalo (combinadas com o Reishi) para reduzir os efeitos colaterais da quimioterapia em pacientes com patologias oncológicas. Além disso, o ácido ganoderico do Reishi tem se mostrado excelente auxilio no tratamento de alergias comuns, pela inibição dos mediadores químicos da inflamação.




Reishi
Ganoderma lucidum


Família: Ganodermatáceas

Nomes vulgares: Reishi (em japonês), Ling zhi (em chinês).

Habitat e distribuição: Cogumelo anual originário das regiões tropicais do Oriente. Cresce preferentemente sobre madeira viva ou morta de árvores caducas, em florestas de carvalho (Quercus do sul e bosques de ácer do nordeste, hoje, também, obtido por cultura.

Partes utilizadas: Corpos frutíferos (carpóforos).

Constituintes: Poli-holósidos (45%) de elevado peso molecular (glucosanas, arabinogalactanas, ganoderanas), triterpenos derivados do ácido ganodérico e lanostanóico, esteróides, ácidos gordos insaturados, aminoácidos, proteínas, glicoproteínas (lectinas) e sais minerais.

Farmacologia e Actividade Biológica: Os poli-holósidos e as glicoproteínas apresentam uma actividade Imunoestimulante, anticancerígena (aumenta a produção de citocinas pelos macrófagos e linfócitos T e os níveis de interleucina) e antiviral. Os triterpenos são responsáveis pela acção anti-inflamatória, hipolipemiante e hepatoprotectora ao normalizarem a estrutura hepática alterada. Tem actividade antiagregante plaquetária, relaxante muscular e anti-hipertensora. Acção antialérgica e anti-radicalar.

Propriedades Terapêuticas: É um incrementador do sistema imunológico a é usado contra uma grande variedade de doenças. O Reishi é dos melhores “medicamentos” para o tratamento de asma, é excelente para aliviar alergias, problemas digestivos, insónia e pressão sanguínea alta. O Reishi apresenta outros benefícios cardiovasculares também; há alguma evidência de que reduz os níveis de colesterol e reduz a aderência plaquetária, um dos factores que contribuem para os ataques cardíacos).

Usos Etnomédicos e Médicos: Foi comprovado ser útil na cirrose hepática, hepatites agudas e crónicas. Como protector celular durante os tratamentos oncológicos. Em situação de imunodeficiência e processos alérgégico. Na hipertensão, diabetes e hiperlipidémias como antitrombótico e antiarteriosclerose. Artralgias e mialgias. Insónia e nervosismo.

Principais indicações: Doenças crónicas como imunoestimulante, hepatoprotector, anti-viral e anti-tumoral. Coadjuvante do tratamento na diabetes mellitus.

Contra indicações: Não são conhecidas.

Efeitos Secundários e Toxicidade: Inicialmente pode produzir-se uma descompensação nos níveis de glicose, que nos doentes com diabetes deverá a glicémia ser controlada.

Precauções: Nas gastralgias, associar uma planta emoliente, como a alteia e tomar após as refeições.

Fonte: "Cogumelos Orientais usados como remédio"Autora: Maria da Luz Cardoso
(Trabalho apresentado à ESTAL - Escola Superior de Tecnologias e Artes de Lisboa - como requisito para o Curso de Pós-Graduação em Terapêuticas Não Convencionais)




Shiitake (Lentinula edodes)





shiitake (Lentinula edodes) é um cogumelo comestível nativo do leste da Ásia. A espécie é hoje em dia o segundo cogumelo comestível mais consumido no mundo, incorporado desde há muito nos hábitos alimentares dos povos asiáticos. Recentemente, foi introduzido para produção e consumo nos paises ocidentais1 .
A palavra "shiitake" tem origem no japonês shii (uma árvore parecida com carvalho) e take (cogumelo). A primeira referência histórica do consumo de shiitake data de 199 AD


Na natureza, o shiitake pode ser encontrado em florestas asiáticas, onde se desenvolve em árvores mortas. É um fungo aeróbio, decompositor de madeira, que degrada celulose e lignina para obter energia.
O shiitake é nutritivo, rico em proteínas, contendo em relação à matéria seca 17,5% de proteínas, com nove aminoácidos essenciais. Tem também importância medicinal, possuindo substâncias com propriedades medicinais para o tratamento e controle de pressão arterial, redução do nível de colesterol, fortalecimento do sistema imunológico, e inibição do desenvolvimento de tumores, vírus e bactérias.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.






Cogumelos Maitake


O Maitake (grifolia frondosa) é um cogumelo comestível muito popular no Japão e um dos fungos mais utilizados pela Naturopatia.

Contém um grupo de polissacáridos que actua como imuno-estimulante (aumentando as células T e os macrófagos) e anti-tumoral, em sinergia com os outros constituintes do cogumelo. É, ainda, uma boa fonte de proteínas, vitaminas e minerais.

O Maitake é um estimulante do sistema imunitário de largo espetro. Actua em casos mais simples (gripes e outras infecções bacterianas e virais), mas também em oncologia, ajudando a inibir o desenvolvimento de tumores e metástases.

No Japão, é um dos tratamentos mais utilizados para o cancro do estômago, sendo também utilizado nas neoplasias do cólon, mama, pulmões, fígado, próstata e cérebro. Aumenta os efeitos da quimioterapia ao mesmo tempo que reduz os seus efeitos adversos (queda de cabelo, dores e náuseas).


 Este cogumelo atua como desintoxicante do fígado, sendo útil no tratamento de hepatites, principalmente virais. O Maitake pode ainda ser usado como coadjuvante de outros tratamentos naturopáticos no controle da diabetes, pressão arterial e infecção por HIV.

Num estudo de 1997, realizado em vários hospitais e centros oncológicos do Japão, 165 pacientes com vários tipos de cancro, com 25 a 65 anos de idade, combinaram o uso de Maitake com o tratamento convencional. Os efeitos secundários da quimioterapia foram reduzidos em 90% dos pacientes e a dor em 83%.

Na hepatite viral, um estudo demonstrou que a associação do Maitake com um fármaco anti-viral (o interferão alfa-2b) aumenta em nove vezes a eficácia do tratamento, como revelou o estudo Antiviral Research de 2007.

Fonte: Prevenir



SUGESTÃO:
Solgar Reishi Shitake Maitake 50 Cápsulas Vegetais


Este produto reúne os benefícios de 3 cogumelos usados tradicionalmente na medicina oriental.
Reishi (Ganoderma lucidum): apresenta um potente efeito antioxidante; possui propriedades antimutagénicas;aumenta alguns aspectos do sistema imunitário, nomeadamente a de aumentar a actividade do interferão e das células NK (células que destroem células que estejam infectadas ou alteradas) e aumenta a produção de interleucina 1 e 2 (transmissores do sistema imunitário).
Shiitake (Lentinus edodes): possui propriedades antivirais, antibacterianas e antiparasitárias; estimula o sistema imunitário; protege o fígado de toxinas; possui actividade antimutagénica.
Maitake (Grifola frondosa): as propriedades mais evidentes que têm sido estudadas situam-se ao nível do sistema imunitário; os polissacáridos que posui parecem ser os mais potentes até agora estudados, sendo empregues na prevenção e tratamento do cancro e como medida auxiliar no tratamento da infecção por HIV; outras situações em que pode ser útil: hipertensão, colesterol e triglicéridos elevados, diabetes.
De um modo geral, o Suplemento Alimentar Extracto de Cogumelos Reishi, Shiitake e Maitake pode ser aconselhado como coadjuvante:
  • No tratamento de infecções virais
  • Na prevenção de processos cancerígenos e tratamento de suporte dos mesmos (quimioterapia)
  • No tratamento da diabetes
  • No tratamemto da fadiga crónica
Composição:
Certificado Organic Mycelia cogumelo de Reishi (Ganoderma lucidum) 100mg, Certificado Organic Mycelia Cogumelo Shiitake (Lentinula edodes) 15mg, Extracto Cogumelo Maitake(4:1) (Grifola frondosa) 100mg, padronizado Red Extrato do cogumelo de Reishi (Ganoderma lucidum) triterpenos 4%, polissacarídeos 10%) 30mg, LEM Mycelia Shiitake Mushroom Extract (Lentinula edodes) 15mg.

Outros Ingredientes: Celulose Microcristalina, Celulose Vegetal, Água, Estearato de Magnésio Vegetal, pode conter glicerina vegetal.
Livre de produtos de milho, fermento, trigo, soja e leite e são formulados sem o uso de conservantes, sabores artificiais ou corantes.

Modo de Usar: 1-2 cápsulas vegetais por dia, de preferência à refeição.

Solgar Reishi Shitake Maitake 50 Cápsulas Vegetais


Para mais informações e dicas sobre saúde e bem-estar, goste da nossa página:

terça-feira, 9 de abril de 2013

Mango & Beringela com Alcachofra Naturmil 500ml.



Mango & Beringela com Alcachofra Naturmil 500ml.

O extracto de Manga Africana é um suplemento auxiliar nas dietas de emagrecimento, no combate a obesidade, e para pacientes com diabetes. Depois de diversas pesquisas em que foi comprovada a sua acção no emagrecimento, foi produzido o extracto da fruta a partir de sua semente, que é comercializado nas farmácias de manipulação. O extracto da Manga Africana age inibindo o apetite, prolongando a sensação de saciedade e tem propriedades que também auxiliam na queima de gorduras, especialmente na região abdominal, além de manter os níveis de insulina no organismo, de forma que evita o acúmulo de gordura.

A Beringela é utilizada tradicionalmente na medicina popular pelos seus efeitos hipocolesterolémicos e pela sua acção na eliminação da gordura e na perda de peso, tendo sido alvo de estudos experimentais e clínicos. Vários estudos avaliaram os efeitos da Beringela nos níveis de colesterol sérico demonstrando que a Beringela pode ter uma acção significativa na redução do colesterol.

A Alcachofra apresenta uma importante actividade reguladora da secreção biliar, estando indicada em casos de má digestão das gorduras e fígado preguiçoso. Ajuda a regenerar as células hepáticas, ajudando a combater as substâncias tóxicas, e pode ser ideal em casos de fígado gorduroso, ao mesmo tempo que é capaz de reduzir o colesterol alto. Além disso, a Alcachofra pode converter-se em um excelente depurativo, ajudando a nosso organismo a expulsar as diferentes toxinas e substâncias que não necessita.

A Cavalinha é uma planta diurética rica em sais minerais que ajudam a estimular a diurese, eliminando os líquidos em excesso e as toxinas. A sua acção diurética e drenante é atribuída ao seu conteúdo de flavonóides e saponinas. Por estas propriedades, esta planta é muito utilizada em fórmulas diuréticas e como adjuvante em dietas de emagrecimento.

O Limão é um fruto rico em vitamina C, vitamina com importante acção no sistema imunitário. O Limão contém flavonóides, compostos responsáveis pela sua acção vasoprotectora e antioxidante e acção preventiva na obesidade. Esta fruta contém também fibras de pectina na casca (parte branca) e polpa que, para além de facilitarem a digestão e regularem a absorção dos açúcares, também diminuem a sensação de fome e o armazenamento de gorduras.

Composição: por 30ml
Manga Africana: 300mg
Beringela: 2000mg
Alcachofra: 2000mg
Cavalinha: 800mg
Limão: 800mg


Ingredientes: Água, Alcachofra; extrato seco 5:1, extrato padronizado de Manga Africana, Beringela; extrato seco do fruto 10:1, Cavalinha; extrato seco dos caules 4:1, Limão; extrato seco da casca 5:1.

Modo de usar: 3 colheres (30ml) dissolvidas num litro e meio de água que se vai bebendo durante o dia.

Não é recomendado a grávidas, lactantes e crianças menores de 12 anos. Não deve ser excedida a toma diária indicada. Este produto não deve ser utilizado como substituto de um regime alimentar variado.




MANGO & BERINGELA COM LIMÃO


MODO DE USAR
1 cápsula 2 vezes ao dia. Se necessário, poderá tomar até 2 cápsulas 2 vezes ao dia, de preferência depois das refeições principais.

APRESENTAÇÃO
60 cápsulas

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Garcinia cambodja e suas propriedades!




A Garcinia Cambogia ou Tamarindo do Malabar é um arbusto ou pequena árvore originária das florestas da região do Cambodja, Sul de África e Polinésia, é cultivada na Índia e países do extremo oriente. A polpa do fruto e da casca são as peças utilizadas na terapêutica.

Na sua constituição química encontramos ácido hidroxicítrico (cerca de 30%), lactonas hidroxicítricas, antocianósidos, compostos fenólicos (biflavonóides, xantonas, benzofenonas), sais minerais, na casca. Os glúcidos (pectinas) predominam da polpa.

O ácido hidroxicítrico inibe a acção do ATP citrato-liase, bloqueando parcialmente a síntese dos ácidos gordos, também reduz a conversão dos acúcares em ácidos gordos, estimula a neoglicogénese e reduz o apetite. As benzofenonas tem acção antiviral. Os antocianósidos são protectores da microcirculação. As pectinas exercem acção emoliente.

A Garcinia Cambogia tem um efeito calmante ou saciante do apetite, mas fá-lo, agindo sobre o fígado e não sobre o cérebro, como alguns medicamentos. A diferença é que, por não atravessar a barreira hematoencefálica não causa estimulação do sistema nervoso, evitando assim, os efeitos secundários de alguns medicamentos inibidores do apetite (depressão, hipertensão, nervosismo, insónia ou taquicardia).

Auxilia o nosso metabolismo para queimar mais gordura, aumentando a produção de calor corporal (termogênese), evitando assim o problema de metabolismo lento (pessoas com temperatura corporal muito baixa).

O facto de acelerar a queima do excesso de gordura no fígado indicou que Garcinia Cambogia é importante também para controle de colesterol. Garcinia Cambogia reduz a conversão de hidratos de carborno em gordura, evitando a acumulação de gordura.


Fonte: Plantas Vegetais em Fitoterapia da editora Fundação Calouste Gulbenkian.


Composição (por comprimido): extrato seco (4:1) equivalente a 500mg de fruta Garcinia Cambogia.

Modo de usar: Recomenda-se a toma de 2 comprimidos meia hora antes das três principais refeições, com um grande copo de água ou sumo.

Apresentação: Frasco de 100 comprimidos. 
 
 
 
  Para mais informações e dicas sobre saúde e bem-estar, goste da nossa página http://www.facebook.com/Shalom.Nature


sexta-feira, 5 de abril de 2013

Brócolis e seus benefícios



Um estudo realizado em 2010 pelo Departamento de Oncologia da Universidade de Atlanta, nos EUA, afirma que vários vegetais são úteis para o tratamento do cancro, destacando os brócolos, um vegetal rico em vitaminas B2, B3, B5 e C, betacaroteno, ferro e magnésio.

São ricos em 3-indol-carbinol, uma das substâncias mais estudadas atualmente para o tratamento e prevenção de vários tipos de cancro. Contêm também sulforano (SGS), um potente antioxidante e anti-inflamatório que estimula a apoptose (morte celular) em células cancerígenas e inibe a angiogénese (formação de vasos sanguíneos) pelos tumores bem como a formação de metástases pela inibição da migração celular.

Os brócolos atuam também na inibição da oxidação do colesterol LDL mau e dos marcadores de stress oxidativo em fumadores, na diminuição da hipertensão e da inflamação endotelial (parte interna das artérias), no tratamento de úlceras de estômago e ainda no tratamento de doenças cardiovasculares, vasculares, respiratórias, artrite reumatoide e degeneração macular.


Fonte: Prevenir.


Para mais informações e dicas sobre saúde e bem-estar, goste da nossa página:

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Frutos secos e suas propriedades!



A maior parte dos frutos secos são ricos em gorduras monoinsaturadas e polinsaturadas que ajudam a reduzir os níveis de colesterol LDL (o mau) e os lípidos do sangue.

Para além das gorduras boas, proteínas e fibras, cada tipo de fruto seco contém uma combinação particular de vitaminas e minerais. A maioria deles contém quantidades significativas de vitaminas E, um poderoso antioxidante que neutraliza os radicais livres e evita que estes ataquem as células saudáveis.

Os frutos secos ajudam a reduzir a inflamação das artérias, que é um sintoma precoce da doença cardíaca. Estes alimentos são particularmente ricos em arginina, um aminoácido proteico. Arginina é necessária na produção de óxido nítrico, um composto que ajuda a relaxar e dilatar as artérias e outros vasos sanguíneos, promovendo uma boa circulação sanguínea. Assim, uma dieta rica em nozes reduz a inflamação arterial e pode neutralizar os efeitos de uma refeição rica em gordura.

Alguns estudos evidenciaram que o consumo frequente de frutos secos está associado a um menor risco de diabetes mellitus tipo II, também conhecido como diabetes do adulto. Acredita-se que esta associação se possa dever à sua atividade anti-inflamatória. Também se supõe que estes alimentos possam ter uma ação protetora contra certos tipos de cancro.

Ingerir uma porção de uma mistura de frutos secos, várias vezes por semana, é benéfico para a saúde, mas atenção, pois estes alimentos são muito calóricos, pelo que deveriam ser consumidos em substituição de outros alimentos menos saudáveis, em vez de serem adicionados simplesmente. É preferível que sejam consumidos crus!


Fonte: Selecções e Idademaior.

Para mais informações e dicas sobre saúde e bem-estar, goste da nossa página:

terça-feira, 2 de abril de 2013

Pevides/sementes de abóbora

 

As sementes/pevides de abóbora contêm fibras, mucilagem, gorduras não saturadas e um princípio activo: a peporesina, que se encontra na película verde que envolve a semente, vitamina A, ácido fólico, aminoácidos como leucina e tirosina, proteínas, hidratos de carbono, magnésio, cálcio, fósforo, ferro, potássio, cobre e zinco sendo portanto muito equilibradas, nutritivas e energizantes.




As sementes de abóbora são muito úteis nas doenças de estômago e intestinos, tem propriedades laxativas e emolientes. Devido ao alto teor em zinco, melhora o funcionamento das glândulas da próstata e próstata inflamada.




É diurética, sedativa, refrescante, emoliente, ajudando a limpar o organismo, impedindo assim as fermentações nos intestinos. Tem uma forte ação, não irritante nem tóxica, muito eficaz no combate aos parasitas intestinais. Acalma os tecidos irritados do aparelho digestivo.




Devido a sua riqueza em betacaroteno, minerais, oligoelementos e fibras, age como protector cardiovascular, retardando o envelhecimento.




Atua sobre o pâncreas, estimulando a secreção de insulina.




É útil ainda em casos de gota e reumatismo, hemorróidas, cáries dentárias e descalcificação.




Existem estudos que provam que a abóbora ajuda o bom funcionamento dos rins e supra-renais.


 
ABÓBORA 1000 MG
Pevides de Abóbora


MODO DE USAR
1 cápsula depois do pequeno-almoço e do jantar. Não deverá exceder a posologia recomendada.

APRESENTAÇÃO
Frasco com 90 cápsulas.










Fonte: Prevenir.




Para mais informações e dicas sobre saúde e bem-estar, goste da nossa página http://www.facebook.com/Shalom.Nature